5 de julho de 2016 • 7:37 pm

Segurança

Renan Filho diz que nova UIM é a mais moderna do País

Estado investe R$ 110 milhões nas politicas socioeducativas

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Quando esteve em Maceió, em 2014, na condição de  ministro  presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa considerou as instalações da Unidade de Internação Masculina (UIM) como uma masmorra inservível até para animais irracionais.

Hoje, ao inaugurar a nova unidade, o governador Renan Filho disse que está entregando um dos equipamentos mais modernos do Brasil, para assegurar a ressocialização de adolescentes infratores e em situação de risco.

O Governo de Alagoas investiu R$ 110 milhões este ano nessa área e abriu 150 novas vagas na Unidade de Internação, ampliando a oferta para 240 vagas ao todo, com o propósito de conquistar o melhor resultado de medidas socioeducativas do País. Até dezembro, o Estado deve fornecer novas vagas.

Renan Filho: melhores resultados.

Renan Filho: melhores resultados.

-“A missão do Estado é ressocializar. Quando assumi, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, dizia que em Alagoas não existia internamento de menores e, sim, masmorras, com tratamento medieval. Perseveramos no sentido de melhorar o sistema. Esta é a segunda etapa. E teremos o mesmo tratamento humanizado na Unidade de Internamento Feminino. Estamos trabalhando firme para termos o melhor serviço de internamento de menores do Brasil”, disse o governador.

As novas unidades atendem às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA. São as primeiras 110 vagas de um novo arranjo organizacional e estrutural da unidade. Três refeitórios coletivos, quadra poliesportiva, além de seis salas de aula, com capacidade para 60 adolescentes.

Renan Filho conversou com jovens detidos e sugeriu a eles o encaminhamento de demandas deles que serão analisadas uma a uma pelo governador. Deles, o governador ouviu a necessidade da existência de cursos profissionalizantes. O governador confirmou que a Secretaria de Estado da Educação chegará na Unidade de Internação Masculina.

A comitiva governamental visitou as instalações e conferiu de perto como os adolescentes ficarão internados. Renan Filho ventilou, inclusive, a possibilidade de instalação do sistema de educação em tempo integral na UIM. “Seria a primeira do mundo, quem sabe”, pontuou o governador de Alagoas.

Deixe o seu comentário


Publicidade