25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Rumo ao título: CSA passa pelo São Bento nos pênaltis e pega o Fortaleza na final da Série C

Por ter melhor campanha na somatória das fases anteriores, o time alagoano tem a vantagem de fazer o segundo jogo da final em casa

A taça de campeão do Campeonato Brasileiro da Série C ficará no Nordeste. Em busca de seus primeiros títulos nacionais, CSA e Fortaleza disputarão a grande decisão da terceira divisão nacional, após eliminarem São Bento e Sampaio Corrêa, respectivamente, na noite deste sábado. Os quatro já garantiram acesso à Série B de 2018.

Classificação do CSA veio nos pênaltis.

A classificação do CSA foi mais dramática por ter sido definida apenas nos pênaltis. Após vencer em Sorocaba, por 1 a 0, o Azulão acabou derrotado pelos paulistas, por 1 a 0, no Rei Pelé, em Maceió. O meia Everaldo marcou, de pênalti, o único gol da partida no tempo normal.

Nas cobranças dos pênaltis, os heróis do Bentão viraram vilões. O meia Branquinho, que entrou bem e mudou o jogo, e o autor do gol Everaldo desperdiçaram suas cobranças. O primeiro chutou para fora e o segundo nas mãos do goleiro Pedro Mota. Dahwan também perdeu penalidade para o CSA – defendido pelo goleiro Rodrigo Viana -, acabou aliviado pela eficiência dos companheiros.

Por ter melhor campanha na somatória das fases anteriores, o time alagoano tem a vantagem de fazer o segundo jogo da final em casa. A CBF ainda não confirmou datas e horários, mas a tendência é que as finais aconteçam nos próximos dois finais de semanas. O primeiro jogo será na Arena Castelão, em Fortaleza, e o segundo no estádio Rei Pelé, em Maceió.

Campeonatos

Maior campeão alagoano com 37 taças, sendo a última apenas em 2008 – sete a mais que o rival CRB -, o CSA buscará seu primeiro título em âmbito nacional. Até o momento, o clube possui três vices da Série B (1980, 1982 e 1983) e um da Série D, no ano passado quando foi derrotado pelo Volta Redonda-RJ na final. Em 1999, os alagoanos fizeram história ao chegar na final da Copa Conmebol, precursora da atual Sul-Americana. No fim perderam para o Talleres-ARG.