11 de julho de 2016 • 1:02 pm

Cotidiano » Saúde

Salvando vidas: Simulação em Jaraguá comemora o Dia Nacional do Socorrista

Operação envolveu equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários da ONG Salve

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Salvamento 2 salvamento 3 salvamento4Um acidente grave envolvendo dois carros; dez vítimas, algumas fatais, outras em estado gravíssimo; incêndio em um dos veículos, choro, corre-corre, sirenes ligadas e dezenas de socorristas do Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da ONG Salve movimentando macas, instrumentos, viaturas e técnicas para salvar a vida dos acidentados.

A cena chocante chamou a atenção de quem passou, agora há pouco, pelo estacionamento de Jaraguá. Felizmente, tudo não passava de uma simulação. Foi assim que as instituições de salvamento comemoraram, hoje pela manhã, o Dia Nacional do Socorrista.

De acordo com Lucas Casado, supervisor de atendimento médico do Samu, o simulado movimentou 30 socorristas da instituição, com objetivo de acrescentar conhecimento técnico a esses profissionais – médicos, enfermeiros, condutores, técnicos e auxiliares de enfermagem – em situações que eles se deparam no dia a dia, e de mostrar para a sociedade a importância do papel que eles exercem no salvamento de vidas.

Além dos socorristas do Samu, a ação contou, também, com duas equipes do Corpo de Bombeiros, cada uma com quatro socorristas, e 20 pessoas da ONG Salve, sendo 10 atuando como socorrista e 10 como vítimas.

Socorristas em ação (Fotos : Eassim)

Socorristas em ação (Fotos : Eassim)

Enfermeiro, Antônio Israel fala com orgulho da atividade que exerce como funcionário do Samu e voluntário da ONG Salve. “Ser socorrista é um trabalho que nos traz uma imensa compensação na alma. Nos deparamos com situações muito dolorosas, às vezes, mas não existe nada mais compensador do que ver no rosto da vítima que acabamos de salvar, um olhar de profundo agradecimento e admiração pelo nosso trabalho”, diz ele.

Deixe o seu comentário