24 de setembro de 2015 • 6:45 pm

Cotidiano

Santa casa cadastra doadores de medula óssea nesta sexta

Para fazer o cadastro basta apresentar uma foto, preencher questionários e coletar uma gota de sangue

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

A Santa Casa de Maceió realiza nesta sexta-feira, 25, uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea. Uma equipe estará de plantão das 9h às 12h próximo ao Setor de Ponto da Santa Casa de Maceió – Centro.

medula osseaA maior preocupação dos especialistas é que as pessoas confundam medula óssea com medula espinhal. A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por ‘tutano’. É este líquido, retirado da bacia, que pode salvar pacientes com doenças que afetam as células do sangue.

Já a medula espinhal, que não é retirada, é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Para fazer o cadastro basta apresentar documento com foto, preencher um questionário e coletar uma gota de sangue. A doação ocorrerá apenas se, no cruzamento de informações do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, for constatada a compatibilidade entre você, doador, e o paciente candidato a receptor.

 

Deixe o seu comentário