6 de julho de 2015 • 11:55 am

Cotidiano

Santa Casa e Hospital Albert Einstein iniciam curso de pós-graduação em Alagoas

A aula inaugural do curso aconteceu na última sexta-feira.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Aula ministrada pelo provedor Humberto Gomes de Melo

Aula ministrada pelo provedor Humberto Gomes de Melo

A Santa Casa de Maceió promoveu na última  sexta-feira, 03, a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde realizado em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Trata-se da primeira pós-graduação chancelada pelo Hospital Albert Einstein realizada em Alagoas a e primeira no formato “In company”, em gestão da qualidade, realizada fora de São Paulo.

A solenidade foi aberta pelo provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, ao lado do médico Marcelo Costa Batista e da enfermeira Olga Guilherme Farah, respectivamente gerente médico de ensino e gerente de ensino do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A mesa de honra contou ainda com a presença do reitor do Centro Universitário Cesmac, João Sampaio Filho.

Conforme frisou o provedor Humberto Gomes de Melo, a parceria firmada com o Einstein simboliza um momento importante na história da instituição e reafirma sua vocação na área de ensino e pesquisa, uma vez que o complexo hospitalar formou diversas gerações de médicos até os anos 1970, período em que a Santa Casa era o único hospital-escola de Alagoas.

Auditório lotado no evento.

Auditório lotado no evento.

Segundo frisou Marcelo Batista, responsável pelos programas de Residência, Aprimoramento e Educação Médica Continuada do hospital paulista, a pós-graduação em gestão da qualidade em saúde prepara o aluno para planejar, organizar e desenvolver ações, além de avaliar processos assistenciais e gerenciais no serviço de saúde público ou privado, tendo como referência conceitos, princípios e ferramentas de qualidade.

A enfermeira Olga Farah destacou que a atuação do gestor da qualidade, promovendo a segurança ao paciente e auxiliando em decisões estratégicas da organização, se tornou indispensável para corporações com o perfil da Santa Casa. Em sua fala, o reitor João Sampaio enfatizou a parceria de sucesso firmada entre o Cesmac e a Santa Casa de Maceió, reforçada agora com a presença do Hospital Albert Einstein.

Já para a cardiologista Maria Alayde Mendonça Rivera, gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, “a pós-graduação é uma oportunidade inequívoca de disseminação das estratégias que devem ser utilizadas pelos profissionais para melhoria dos processos assistenciais com foco na qualidade e na segurança do cuidado aos pacientes na Santa Casa”.

Conforme explicou Ana Paula Novaes, coordenadora do curso pelo Hospital Albert Einstein, os programas e cursos realizados “in company”, ou seja, na empresa, podem ser aplicados no formato original ou customizados de acordo com as necessidades da instituição.

 

Deixe o seu comentário