22 de novembro de 2016 • 12:24 pm

Saúde

Santa Casa faz campanha para doadores de sangue, plaquetas e medula óssea

A campanha está em vigor e se encerra na próxima sexta-feira.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Até a próxima sext-feira, 25, o Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió estará realizando  uma tripla campanha humanitária. A primeira visa aumentar o número de doadores de sangue, a segunda de doadores de plaquetas. Já a terceira campanha visa cadastrar candidatos à doação de medula óssea. Neste caso, retira-se do voluntário apenas alguns mililitros de sangue para sua inclusão no Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Doadores em alerta para os chamados.

Doadores em alerta para os chamados.

Conforme explica a assistente social do Serviço de Hemoterapia Maria Luiza Inácio, o sangue será destinado a pacientes em procedimentos cirúrgicos de emergência e as plaquetas a pacientes com leucemia. Já o cadastro de doadores de medula óssea ajuda a encontrar pessoas compatíveis para realização de transplante, procedimento que ajuda a tratar pacientes com leucemia, linfomas entre outras patologias.  

Não confundir – A maior preocupação dos especialistas é que as pessoas confundam medula óssea com medula espinhal. A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por ‘tutano’. É este líquido, retirado da bacia, que pode salvar pacientes com doenças que afetam as células do sangue.

Não se deve confundir a medula óssea com a medula espinhal. A medula espinhal jamais poderá ser retirada para doação. Essa medula é formada pelo tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

 

O Banco de Sangue Santa Casa de Maceió funciona de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelos telefones: 2123-6240 (Recepção) e 2123-6098 (Serviço Social).

ritérios para doação de sangue

– Estar em boas condições de saúde e alimentado;

– Apresentar documento oficial com foto;

– Ter idade entre 18 e 60 anos;

– Pesar a partir de 55 kg

 

Deixe o seu comentário