1 de dezembro de 2016 • 6:57 pm

Saúde

Santa Casa recebe certificado de acreditação internacional

Santa Casa é a primeira do País a receber o certificado internacional

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

A Santa Casa de Maceió recebe nesta sexta-feira, 2, o Certificado da Acreditação – Condição Diamante no âmbito do Programa de Acreditação Internacional Canadense – Qmentum.

A solenidade ocorrerá na confraternização anual dos médicos e colaboradores da instituição no Espaço Multieventos do SESI, na capital alagoana, às 19 horas. 

Colaboradores comemoram a premiação internacional

Colaboradores comemoram a premiação internacional

Trata-se da primeira Santa Casa brasileira a receber a certificação internacional canadense QMentum entre as 168 em atividade no País.

O certificado será entregue pela cônsul& programme Manager do CanadáAnouk Bergeron-Laliberté e pelo CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) Rubens José Covello.

Certificação Qmentum – A Acreditação Qmentum (Qualidade domomento) é conferida pelo Canadian Council on Health Services (CCHSA).

O programa avalia a qualidade e a segurança das instituições em relação aos processos de gestão e assistenciais pautadas pelas melhores práticas mundiais.

Para tanto, são avaliados os padrões preconizados pela metodologia com base nas ROPs (Required Organizational Pratices) ou, em bom português, Práticas Organizacionais Obrigatórias.

Para obter acertificação internacional, a Santa Casa de Maceió passou agora em novembro por uma criteriosa avaliação onde foi evidenciada a conformidade dos padrões e das ROPs baseando-se nas seguintes dimensões: Cultura e Segurança; Comunicação; Uso de Medicamentos; Prevenção e Controle de Infecção; Ambiente de Trabalho e Avaliação de Risco.

Os avaliadores conversaram com médicos e colaboradores de diversas áreas, além de ouvirem a opinião dos próprios pacientes atendidos no complexo hospitalar, no centro da capital alagoana.

 

Acreditação – Mas, afinal de contas, o que é a Acreditação? Conforme explicou Rubens Covello, CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), “a Acreditação é um processo de certificação que as organizações de saúde utilizam para avaliar e implementar a segurança dos serviços prestados ao paciente”.

Significa identificar antecipadamente quais são os riscos possíveis durante o atendimento de um paciente e estimular a melhoria contínua dos processos internos, a fim de evitar que esses riscos se tornem realidade.

A Acreditação se traduz em práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, já que envolvem a verificação diária de atividades e serviços em comparação a padrões de excelência conhecidos.

O Certificado de Acreditação, concedido aos hospitais após avaliação, é conferido por agências independentes e idôneas, como a brasileira Organização Nacional de Acreditação (ONA), fundada em 1999, e a canadense Canadian Council on Health Service, fundada em 1959.

 

 

Deixe o seu comentário