23 de novembro de 2015 • 7:45 pm

Saúde

Saúde faz campanha para atrair mais doadores de sangue no Estado

Evento faz parte da Semana Nacional do Doador de Sangue

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Estoque em baixa

Estoque em baixa

Até a próxima sexta-feira, 25, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) estarão realizando a campanha nacional da Semana do Doador de Sangue.

A campanha visa  estimular a doação voluntária e cada doador que comparecer aos postos de doação receberá uma camiseta temática como brinde.

Neste sentido, a expectativa do setor de saúde do Estado é  conscientizar a população sobre a importância de aumentar o número de alagoanos doadores de sangue. Isso porque, segundo estatísticas do Ministério da Saúde, apenas 2% dos alagoanos que têm entre 16 e 69 anos de idade são doadores voluntários de sangue, quando o ideal seria 3%.

“Também durante a campanha de doação de sangue esperamos formar um estoque estratégico para atender as transfusões durante as festas de fim de ano. Isso porque, em razão das festividades e do período de férias, o percentual por transfusões duplica”, evidencia a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.

Quem pode doar – Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Onde doar – As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que está localizado na rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação no Hemoal Farol, que está localizada no Hospital do Açúcar, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Deixe o seu comentário