2 de dezembro de 2015 • 9:01 pm

Educação

Secretário diz que está aberto para debate sobre educação

Luciano Barbosa diz que quer fortalecer debate com os municípios

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Luciano se reúne com a Uddime

Luciano se reúne com a Uddime

Em reunião com a Undime, o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, disse que o Estado está aberto para a discussão de parcerias entre Estado e municípios na busca pela melhoria da Educação em Alagoas.

Uma das pautas da reunião foi a Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual de Educação (Areal), que nesta terça e quarta-feira (dias 1 e 2) analisa a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática de mais de 98 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual. A intenção é, futuramente, expandir esta sistemática também para as redes municipais, avaliando o Ensino Fundamental.

“A partir dos dados encontrados na Areal, teremos subsídios para planejar e implementar as estratégias e políticas para melhorar a qualidade do ensino. No começo de 2016, também pretendemos aplicar uma avaliação com os alunos do 1º ano do Ensino Médio de forma a termos um diagnóstico dos estudantes oriundos do 9º ano do Fundamental que estão adentrando no Médio”, disse Luciano Barbosa.

Outro tema abordado na reunião foi o combate ao analfabetismo. O Estado, que, este ano, por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), ofereceu dez mil vagas para cursos de alfabetização, vai duplicar esta oferta em 2016, com 21 mil vagas por meio do programa “Uma Escola em Cada Esquina/PBA”.

“Para combatermos o analfabetismo em Alagoas, é preciso atuar em duas vertentes: alfabetizar as crianças na idade certa e trabalharmos com s alagoanos acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever. Para isso, precisaremos tanto do apoio dos municípios como também da sociedade civil organizada”, ressaltou Barbosa.

O presidente da Undime, Gervásio Raimundo, elogiou o secretário pela iniciativa de fortalecer a parceria com os municípios.

“Só podemos mudar a Educação em Alagoas com a união de todos. Nesta reunião, o secretário Luciano demonstrou a preocupação do Estado na busca por uma educação de qualidade para todos os alagoanos e, com esta parceria, estamos no caminho certo para as mudanças acontecerem”, declarou Gervásio, que é secretário de Educação do município de Branquinha.

Deixe o seu comentário