17 de maio de 2015 • 11:19 pm

Fátima Almeida » Política

Semana começa com análise de ajustes nas contas do governo federal

Governos federal e estaduais começam a semana falando em ajustes para enfrentar a crise.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Domingo de muito trabalho, em Brasília. Em reunião com ministros, no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff discutiu a definição de metas significativas nos cortes de gastos, que deverão ser anunciadas na próxima quinta-feira (21).

O reajuste no orçamento visa ao enfrentamento da crise financeira e leva em conta, entre outras coisas, a não aprovação do endurecimento das regras para concessão de auxílio-doença, pela Câmara dos Deputados, e as projeções de mudanças nos cálculos da aposentadoria.

O momento é de ajustes. O governo que economizar cerca de R$ 80 bilhões.

A ordem é arrochar o cinto.

 

GOVERNADORES

Em outra frente, os presidentes do Senado (Renan Calheiros – PMDB/AL) e da Câmara (Eduardo Cunha –PMDB/RJ) reúnem, na próxima quarta-feira (20), em Brasília, governadores de todo o país.

Em pauta, alguns temas da chamada agenda federativa, incluindo a repactuação das obrigações orçamentárias para segurança pública, educação, saúde e previdência, entre os entes federados.

Um dia antes da reunião, Renan e uma comissão de senadores têm encontro marcado com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para discutir a viabilidade de algumas propostas, entre elas a da reforma do ICMS (PRS 1/2013), que prevê redução de alíquotas interestaduais do imposto.

A proposta é polêmica e divide os estados.

 

PREFEITOS

Na próxima semana, é a vez dos prefeitos cumprirem agenda extensa, em Brasília, em defesa do Pacto Federativo. A XVIII Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), acontece de 25 a 28 de maio, na capital federal.

Uma representativa delegação das prefeituras alagoanas vai responder ‘presente’.

Deixe o seu comentário