26 de agosto de 2015 • 12:45 pm

Brasil

Senadores investigados na Lava Jato participam da sabanita de Rodrigo Janot

O senador Fernando Collor (PTB-AL) até então é o único denunciado pela PGR.

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Janot pode depor na CPI

Janot sabatinado por Collor.

Dez dos 13 senadores sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras participam da sabatina do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta quarta-feira, 26.

Desses, oito são titulares e devem votar pela recondução ou não do procurador-geral da República ao cargo. Janot é o responsável pelo pedido de investigação no Supremo contra esses parlamentares. Sua aprovação depende da maioria dos votos na CCJ e, depois, no plenário do Senado.

Os oito titulares da comissão sob suspeita, segundo o próprio Janot, são: Romero Jucá (PMDB-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO), Edison Lobão (PMDB-MA), Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI), Humberto Costa (PT-PE), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Antonio Anastasia (PSDB-MG). Pelas regras da comissão, apenas os titulares devem participar da votação.

Como suplentes do colegiado, Fernando Collor (PTB-AL) e Lindbergh Farias (PT-RJ) terão direito a questionar o procurador-geral, mas não de participar da votação, que é secreta.

Collor, no entanto, é o único senador denunciado pela Procuradoria-Geral da República. O ex-presidente manobrou para participar da sabatina. Como líder do partido, ele destituiu Douglas Cintra (PTB-PE) da suplência e tomou o posto do petebista na semana passada.

Na última segunda-feira, 24, o senador chamou Janot de “sujeitinho à toa” e “fascista”. O petebista também chamou Janot de “filho da puta” em plenário.

Deixe o seu comentário