20 de novembro de 2015 • 11:21 am

Brasil

Serra da Barriga vive hoje um dia de reverências a Zumbi e à causa negra

No dia dedicado à Consciência Negra, subir a serra é programação obrigatória de lideres comprometidos com a causa.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

serra da barrigaComo normalmente acontece nesta data, 20 de novembro, dia decidado a Consciência Negra, no  Parque Memorial da Serra da Barriga, acontecem as homenagens à luta pela liberdade do idolo negro Zumbi dos Palmares. Mais que uma homenagem a Zumbi as comemorações nesta data denontam a valorização da causa libertária de toda uma raça que é maioria no território brasileiro.

Hoje também acontece em plena serra a posse dos membros do Conselho Curador; coroação do Busto de Zumbi; reverência à ancestralidade de matriz africana; cortejo das Yabás e o lançamento da Campanha “Filhos do Brasil”, em defesa e garantia da liberdade religiosa e contra a intolerância, com a participação de artistas, personalidades públicas e lideranças de várias denominações religiosas, credos, ateus e agnósticos.

É dia de culto à serra e seus mitos.

É dia de culto à serra e seus mitos.

O Conselho Curador – O Ministro da Cultura nomeou os membros do Conselho Curador, que será presidido pela presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, por um mandato de três anos; composto pelos representantes da cultura Afro-brasileira, Maria Stella de Azevedo Santos (Mãe Stella de Oxóssi); Ivo Fonseca Silva; Giane Vargas Escobar; Jeferson Rodrigues de Rezende; Nelson Inocêncio; Jorge Coutinho;; indígena, Welton Jhon Oliveira Suruir; do governo, Gabriel de Carvalho Sampaio, Emília Maria Ribeiro Curi e Rodrigo Ednilson de Jesus.

Programas e ações para comunidades quilombolas – Também sera assinado na serra um protocolo de intensões com a Google Earth Solidário possibilitará o georreferenciamento das 2.607 comunidades tradicionais quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. Possibilitando mapear e divulgar as manifestações culturais e de sustentabilidade. Esta parceria desenvolverá um aplicativo desenvolvimento de um aplicativo, onde o envolvimento da juventude com os quilombolas tradicionais, constituirá novos disseminadores da transmissão oral.

O evento, em União dos Palmares terá a presença do governador do Estado, Renan Calheiros Filho (PMDB).

 

Deixe o seu comentário