26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Servidores da Prefeitura realizam manifestação na Deodoro esta manhã

Em greve desde fevereiro, servidores cobram aplicação da lei do reajuste salarial

Servidores da Prefeitura de Maceió voltaram às ruas para protestar contra o descaso da gestão municipal, em relação a negociação salarial do funcionalismo público que, na ótica das lideranças sindicais, não avançou quase nada devido a intransigência do prefeito Rui Palmeira.

Grevistas nas ruas
Grevistas nas ruas

Em greve desde fevereiro a categoria pede um reajuste salarial de 14%. A Prefeitura chegou a 3,5% e  agora sinaliza que pode chegar aos 4%. Os servidores pedem o cumprimento da lei assinada ainda na gestão do prefeito Cícero Almeida, que estabelece o repasse do índice inflacionário do período para os salários, no caso atual será em torno de 10,5%.

A Prefeitura pediu a decretação da ilegalidade da greve, mas a justiça declarou a greve legal. Para pressionar o governo Rui Palmeira pelo aumento salarial, o Sindspref pretende reunir os grevistas esta manhã na praça Deodoro, em frente a Câmara Municipal, para mais uma manifestação contra a administração do governo do PSDB.

 

A Prefeitura alega que a crise financeira impede de elevar a proposta de reajuste para os servidores, no entanto, os dirigentes do Sindicato afirmam que a crise nunca impediu o prefeito  de promover uma gastança com dinheiro público para fazer festas na orla de Maceió, com apresentações de cantores nacionais, como aconteceu recentemente com o “Maceió Verão” e outros eventos custeados a milhões de reais.