16 de fevereiro de 2016 • 10:07 am

Blogs » Fátima Almeida

Site da Semed fica fora do ar e inviabiliza consulta da pré-matrícula

Prazo encerrou nesta segunda-feira (15), mas ninguém consegue acessar o sistema. No portal da Semed, apenas um aviso sobre o problema, mas nenhuma palavra de orientação aos pais que não sabem como agir.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Aviso no portal da Semed (print screen)

Aviso no portal da Semed (print screen)

Ontem, dia 15, seria o último dia do prazo estabelecido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) para a consulta online da escola designada para os novos alunos que realizaram a pré-matrícula, visando ao ingresso na rede pública de ensino do município de Maceió. Mas o sistema amanheceu fora do ar e assim permanece, mais de 24 horas depois.

E quem procura informações no portal da Prefeitura, encontra apenas um aviso, postado no início da manhã de ontem: “O sistema para o resultado da pré-matrícula do Município saiu do ar temporariamente. Técnicos da Semed estão trabalhando para corrigir a falha para que pais e responsáveis possam realizar a consulta o mais rápido possível”.

E ponto. Sem mais detalhes; sem mais mais atualizações. Está assim até o momento em que publicamos esta postagem!

Pelo calendário da matrícula para o ano letivo de 2016, esse seria o segundo passo para assegurar uma vaga na escola pretendida por pais e alunos. O primeiro foi a pré-matrícula online, realizada no período de 18 a 31 de janeiro, onde os interessados indicaram três opções de escolas, de acordo com a conveniência de cada um.

No prazo de 12 a 15 de fevereiro, os responsáveis deveriam voltar ao sistema e consultar o resultado da seleção e qual a escola foi definida para o aluno, assim como a data e o horário em que deveriam comparecer pessoalmente na unidade escolar, para então consolidar a consolidação a matrícula, finalizando o processo. Mas, com esse imprevisto, muita gente está sem saber o que fazer.

Com dois filhos estudando na Escola Paulo Freire, e sem muito trato com o sistema online, Maria do Socorro dos Santos recorreu a terceiros para fazer a pré-matrícula e tentar garantir vaga para o filho de 6 anos na mesma escola e no mesmo turno que os outros dois. Está ansiosa pelo resultado e de olho nos prazos.

“Toda hora tenho que pedir a uma pessoa pra olhar se o sistema voltou. Estou preocupada, com medo de perder o prazo. Queria saber se está tudo erto, se consegui a vaga do meu caçula na mesma escola que os irmãos estudam, porque trabalho longe, e ele precisa ir na companhia deles”, diz ela, já com a documentação preparada, pronta para consolidar a matrícula sem perda de tempo.

Como ela, muitos pais estão ansiosos, preocupados e sem saber o que fazer.

É preciso dar uma resposta, esclarecer, tranquilizar sobre os prazoz.

Início das aulas

Conforme foi divulgado anteriormente pela Semed, o resultado da seleção só será divulgado no próprio site da Prefeitura, e os pais deverão acessar a plataforma para verificar se o estudante foi selecionado, qual a escola indicada e qual a data e horário para apresentar os documentos e efetuar a matrícula.

De acordo com o calendário divulgado anteriormente, o ano letivo das escolas que concluíram as atividades escolares referentes a 2015, deve começar no dia 1º de março. Para as unidades que estão concluindo o ano letivo neste mês de fevereiro, o retorno às aulas está marcado para o dia 4 e abril.

Deixe o seu comentário