1 de dezembro de 2017 • 1:03 am

Política

Socioeducação e saúde prisional serão sebatidos em seminário na Uncisal

Evento acontece dia 2 de dezembro, no Hospital Portugal Ramalho

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Projeto de Atenção, Integração a Saúde Prisional e Internação Socioeducativa (Paispis/Uncisal) realiza, neste sábado (2/12), no auditório do Hospital Portugal Ramalho, das 13 às 18 horas, a segunda edição do Seminário de Atenção Integral aos Adolescentes em Conflito com a Lei, com o tema “Precisamos Falar de Socioeducação”.

Na programação, palestras com os subtemas:“Perspectivas Sociológicas da Socioeducação”, com a socióloga Elaine Pimental; “A tutela de direitos fundamentais no âmbito de aplicação de medidas socioeducativa”, com o delegado de políciaLeonam Pinheiro;  “A urgência de pensar a juventude e a socioeducação em Alagoas”, com a psicóloga Aline Kelly da Silva; e, representando o Sistema Socioeducativo, a  superintendente de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Denise Paranhos.

Além de palestras voltadas à temática principal,vão ser apresentadas experiências vivenciadas pelos integrantes do Projeto nas unidades de Internação Provisória (Rio Largo) e de Internação Feminina (UIF/Maceió), relacionadas aos eixos “Esporte, Cultura e Lazer”, “Educação em Saúde”, “Profissionalização” e “Família”.

O evento é aberto à sociedade em geral, mas tem como público alvo profissionais e estudantes das áreas de saúde, psicologia, serviço social, direito e educação. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Coordenação do evento, por meio dos telefones (Whtsapp): (82) 98895-2005 (Tainá) e 99613-4515 (Yuri) . O investimento é de apenas R$ 20,00 (profissional) ou R$ 10,00 (estudante), com direito a certificado.

Os estudantes que participarem do evento vão ganhar pontuação extra na seleção para novos membros do Paispis, prevista para o início de 2018.

O que é o Paispis

Tendo como tutora a professora Ana Raquel de Carvalho, o Paispis é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), promotor de ações que possibilitam acesso e dignidade a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e jovens em situação prisional. Busca torná-los protagonistas no próprio cuidado, atribuindo-lhes novos significados e vivências.

Tem por finalidade disponibilizar ações e atividades de participação integral, no contexto de instituições de regime socioeducativo, ampliando, dentro destes espaços, a atenção em saúde e promovendo a participação e os direitos de cidadania inerentes à pessoa.

As atividades buscam construir relações positivas, respeitando a autonomia do indivíduo e prezando por uma assistência humanizada, que considere a complexidade de sujeitos de direitos e suas condições de vulnerabilidades.

Anualmente, o Paispis realiza seleção para ingresso de estudantes de graduação não só da Uncisal, mas também da Universidade Federal de Alagoas e de faculdades privadas.

Deixe o seu comentário