27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

STF acata denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados

Votação será retomada nesta quinta-feira. A prevalecer o resultado Eduardo Cunha torna-se réu em processo criminal

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, agora é formalmente réu em processo criminal, caso prevaleça o resultada da votação  que a maioria do  pleno do Supremo Tribunal Federal, tomou nesta quarta-feira, 02, ao  acatar  denúncias do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, contra o parlamentar.

O relator da denúncia contra o presidente da Câmara, ministro Teori Zavascki, votou  favoravelmente à abertura de processo criminal no STF imputando ao parlamentar os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A acompanharam o voto do relator os ministros Cármen Lúcia, Luiz Edson Fachin, Rosa Weber e Marco Aurélio Mello. Os outros ministros ainda não votaram. Apesar de a maioria ter anunciado os votos, o resultado ainda não é oficial.

Na próxima quinta-feira, os ministros retomarão o julgamento e há  possibilidade até de mudança de votos se algum ministro assim entender necessário.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República acusa o peemedebista de ter recebido ao menos US$ 5 milhões em propina do esquema de corrupção da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato. A propina estaria ligada a contratos de navios-sonda da estatal, assinados em 2006 e 2007.

A ação foi baseada principalmente nos depoimentos, feitos sob acordos de colaboração premiada na Lava Jato, de Júlio Camargo e Fernando Soares, o Fernando Baiano.