6 de janeiro de 2016 • 1:54 pm

Brasil

Supremo Tribunal pode proibir as vaquejadas em todo o País

Representação no STF questiona a prática da vaquejada como modalidade esportiva. O argumento é de “maus-tratos” aos animais.

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Vaquejada: é ou não um esporte.

Vaquejada: é ou não um esporte.

A vaquejada, considerada prática esportiva dos vaqueiros nordestinos está na berlinda e pode ser proibida no país, assim como foi a “farra do boi” em Santa Catarina.

É que o Supremo Tribunal Federal vai analisar este ano uma lei do Estado do Ceará que tipifica a vaquejada como um esporte. Lá houve manifestações em contrário e por isso mesmo houve recurso popular contra a lei. O recurso foi parar no STF.

A matéria deve ser analisada ainda no primeiro semestre deste novo ano. Se por acaso o Supremo entender que a lei é inconstitucional a vaquejada deverá ser proibida, o que frustrará uma legião de admiradores dessa competição que, para muitos, é pura diversão e lazer, enquanto para outros se trata de puro maus tratos aos animais.

Sobre isso, o colunista global Ancelmo Góis escreveu em seu blog. Veja a nota do jornal O Globo:

Rabo torcido da vaca  – Nem só de Lava-Jato e impeachment vive o STF, claro. A pauta, este ano, é grande e diversificada. Vai decidir, por exemplo, a obrigatoriedade do governo de fornecer medicamentos não autorizados pela Anvisa ou o uso pelos governadores do dinheiro de depósitos judiciais, que foi a salvação da lavoura para alguns estados, como o Rio.
Segue… O STF vai continuar o julgamento de uma lei do Ceará que trata a “vaquejada como prática desportiva e cultural”. Trata-se, na verdade, de um espetáculo de maus-tratos aos animais. O vaqueiro torce o rabo do bicho até que ele caia com as quatro patas para cima.

33 Comentários

  1. clelia Silva disse:

    Pelo fim de vaquejadas, rodeios, farra de boi e todo e qualquer evento que tenha exploração de animais. Não existe justificativa para essa COVARDIA… Os animais não existem para nos servir.CHEGA!!!!!!! Estamos no século XXI

  2. Bom acabando com as Vaquejada com certeza também será proibido os Rodeios que dá mesma forma também maltrata os bois vms ver se eles tem coragem suficiente para isto.

  3. Amanda disse:

    Voltei haha! Luiz Fernando te convido a falar que vaquejada é coisa de zé ruela na frente de um vaqueiro. Ooooih bê, duvido que você seja HOMEM para isso. Ahhhh são contra a mortes/ maus tratos virem vegetarianos, pq até onde eu sei, a carne que a maioria de vocês comem, colocam na mês para os filhos de voces comerem vem de bois, e obvio para isso acontecer passar por um processo de crueldade até chegar a vocês. Entre os outros que são contra ao NOSSO ESPORTE, convidou-os para uma vaquejada, bolão ou algo o tipo, que ai tenho pela certeza que esse pensamento de maus tratos vai mudar. Há e é para a VAQUEJADA mesmo e não para a festas que ela proporciona com bandinhas famosas que vocês fãs vão prestigiar! Bjssss #euapoioavaquejada

  4. Eu nunca vi tantos comentários idiotas como estou vendo aqui. Tem um cidadão dizendo que se acabar a vaquejada ele não terá como dar comida pra seu filho. Ora faça-me o favor. Esse imbecil procura um trabalho digno pra fazer. Estuda, procure aprender outra atividade. Agora experimenta correr entre meio dois animais e um cidadão em cima de um dele meter o dedo no seu rabo”ânus” pra ser mais educado, puxar e derrubar no chão! A pessoa que apoia uma cultura idiota dessas não é digno de ser chamado de humano.

  5. Cassio disse:

    Enfim, uma boa noticia nesse país. Vaquejada é esporte? Esporte é maltratar animais? Pode ter certeza 99% dos vaqueiros não teriam coragem de subir em um ringue e lutar com outro homem. Se acham machões em subir em um cavalo e derrubar um animal. O qual muitas vezes sai mutilado, pois o “esportista” vibra quando consegue arrancar parte da calda do animal. Sem contar as inúmeras vezes q o animal sofre alguma fratura.

  6. A vaquejada tem que continua …

    Vaquejada é o esporte dos nordestinos que não pode se acabar

    #eu apoio a vaquejada

  7. viniciussampaio22@hotmail.com disse:

    a vaquejada n pode se acabar porque é uma cultura e uma tradiçao é o esporte de nós vaqueiros. se a vaquejada se acaba como e que eu vou viver? meu ganha pao é a vaqueja. eu n tenho uma profissao a não ser a de vaqueiro e se acabar, como é que eu vou dar comida para meu filho. eu vivo da vaquejada ela que mim ajuda a colocar comida na mesa n pode se acabar. eu apoio a vaquejada

  8. Pablo disse:

    Vao procurar o que fazer vao acabar com a corrupção dessa merda desse pais. um animal de vaquejada e mais bem cuidado que vcs; parem de fazer e comentar merda

  9. Cleber lima disse:

    Se acabarem com a vaquejada deveriam analisarmos também como é feita a criação de vários seguimentos da nossa pecuária onde na bovinocultura leiteira o bezerros machos são arrancados da vaca assim que nascem e sacrificados e fêmeas apartadas da mãe precocemente, as Vacas amontoadas em currais e estábulos , onde só visam a produção e nada mais. Nas granjas avícolas se colocam milhares de aves em galpoes superlotados, nas granjas suínas o mesmo procedimento é feito onde os animais são confinados em minúsculos espaços. Deveríamos sim nos preocuparmos com os maus tratos aos animais, mas em todos os seguimentos.

  10. mona disse:

    sou a favor q acabe mesmo com essa porcaria de vaquejada,chega de maldade com os animais.Eu apoio essa causa !

  11. Lucas S disse:

    Seus imbecis, matar para se alimentar é algo totalmente diferente de vaquejada. Vcs acham divertido derrubar um animal no chão que muitas vezes se machuca. Sem nenhum bom motivo p isso. Então parem de ser burros e tentar usar isso de comer carne como argumento.

  12. Lucas S disse:

    É pra se fuderem sim! É maus-tratos e em alguns casos chega a ser crueldade tbm. Foda-se se é algo da nossa cultura. Se isso for falso, eu mesmo começo uma petição online contra a vaquejada.

  13. leojaime disse:

    Esses polícia desgraçados não tem o q fazer … Pq eles não acabam com a roubalheira no Brasil com a corrupção … Sou a favor da vaquejada e não vou deixar de correr boi não .. Quero ver quem fazer eu parar .. Seus ladrões

  14. joaquim disse:

    SIMPLESMENTE RIDÍCULO, ACABAR COM A VAQUEJADA SERIA AMPUTAR UMA IMPORTANTE PARTE DA CULTURA NORDESTINA DE RAIZ.PARA O NORDESTINO DO AGRESTE E SERTÃO É MAIS IMPORTANTE QUE ESSE TAL CARNAVAL, QUE AO MEU VER É UM BACANAL OFICIAL.

  15. messias disse:

    Sou contra a vaquejada, dizem ser esporte no qual muitos animais saem machucados como por exemplo pernas e rabo. Pode até ser uma cultura passada de geração a geração uma mediocre cultura no qual não soma a nada aos demais.

    Tem que proibir sim e se continuar tem que prender mesmo.

  16. Beatriz disse:

    Definitivamente não a vaquejada como esporte e cultura. Maus tratos evidentes. Alguém sabe informar um endereço que possa se enviar flagras de maus tratos…

  17. luizfernando disse:

    VAQUEJA É COISA DE ZÉ RUELA, PILANTRA, QEU GOSTA DE VER OUTROS SERES SOFRENDO, TODO VAQUEIRO É FDP, TEM QUE SE F….

  18. Leandro Alves disse:

    bom, vocês quem não acham que a vaquejada é um esporte e uma tradição popular, mas, acham que é uma crueldade ao animal! Então vão comer só alface e verduras e não comam mais carne de animais, porquê não existe crueldade maior do que tirar uma vida… então vão ser vegetarianos, porquê se vocês que acham que a vasquejada é uma crueldade ao boi também deveria saber que mesmo vocês não matando o boi estão contribuindo e muito comendo da sua carne!!!
    acho que não preciso falar mais nada, mas não poderia de falar isso, primeiro vão assistirem a uma vaquejada e só depois vocês podem falar o que é de verdade!

  19. Amanda disse:

    Engraçado, matar, roubar, estuprar, educação que está um lixo, saúde a mesma coisa, segurança pior ainda, isso ninguém quer criar lei, mais a vaquejada que é cultura nordestina querem meter os dedos. Sou nordestina, faço parte dessa cultura há 21 anos da minha vida, nunca vi ninguém falar nada das vaquejadas agora querem meter a colher pra querer acabar? Pelo amor de Deus vão acabar corrupção, vão ficar na lei da maioridade penal, deixem os nordestinos quietos, deixem nosso esporte quieto. Poxa, tanta coisa ruim ai no Brasil acontecendo e vem logo mexer com nós nordestinos? Só pra lembrar, acabando com a vaquejada (isso não vai acontecer tenho fé em Deus) vocês vão estar tirando o sustento de vários pais de família !!! Pensem nisso senhores das leis! #euapoioavaquejada

  20. Leonardo disse:

    Sou vaqueiro sim, de muito orgulho, um verdadeiro apaixonado por vaquejada, uma tradição de família minha, se algum a vaquejada for realmente proibida, direi com muito orgulho, aos meus amigos vaqueiros, faça o favor ir a minha casa correr, pois vou preso, mais a tradição de família sera a mesma, experimente sentir o prazer de correr uma vaquejada, antes mesmo de questionada !

  21. Lucas disse:

    maus tratos sim eu assisti uma vaqueijada uma vez fora muitos bois caírem e quebrarem pernas e terem q ser sacrificados depois teve alguns q até tiraram o rabo do boi. Isso que eu citei e o mais leve

  22. Elizangela disse:

    O STF só não proíbe os políticos de roubatem o dinheiro público!

  23. paulo andre simplicio disse:

    quem diz que a vaquejada e maus trato e porque nao conhece nosso esporte eu vim um video de ums policial matando um boi a tiro ai me pergunto porque isso nao e maus tratos e um esporte que vem crescendo e dando varios empregos e maus tratos? hrummm ai vc cria um boi ou mais depois vende pra mantar ou mata pra famila saborea a carne isso e o que voce Maria Eloiza Manttana me responda?

  24. Luis Carlos disse:

    Sou contra este tipo de esporte, porque os animais são maltratados.

  25. cynthia disse:

    Maltrato é mata-los para fazer churrasquinho de carnaval. Vaquejada é esporte e rede lucro financeiro 😉

  26. Soares disse:

    Concordo em gênero e grau com você vaqueira.

  27. Vaqueira disse:

    Engraçado que não pode puxar um rabo do boi e derrubalo, mas matar eles para vender em açougues ou então no churrasquinho com a familia do final de semana pode ne. Crueldade é matar ele, não praticar um esporte que só faz derruba-lo.

  28. Por favor, acabem com as vaquejada em todo o país. Chega de crueldade.
    Agradecida.

Deixe o seu comentário