19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Taxa básica de juros pode ser reduzida ao menor nível da história

Se a expectativa se confirmar, será o décimo corte seguido na taxa básica. Em outubro a taxa se igualou ao nível de maio de 2013.

A taxa básica de juros, a Selic, poderá chegar ao menor nível da história na próxima quarta-feira (6). A expectativa de instituições financeiras é que a taxa básica seja reduzida de 7,5% ao ano para 7% ao ano, na última reunião de 2018 do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Se a expectativa se confirmar, será o décimo corte seguido na taxa básica. Em outubro, o Copom reduziu, por unanimidade, a Selic em 0,75 ponto percentual, de 8,25% ao ano para 7,5% ao ano. Com essa redução, a taxa se igualou ao nível de maio de 2013.

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, no menor nível da história, e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015, patamar mantido nos meses seguintes. Somente em outubro do ano passado, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia.

Selic

Consumidores e empresas ainda não têm o que comemorar com as reduções da Selic. Adiferença entre a taxa Selic e os juros cobrados nos empréstimos aos consumidores ainda é grande. Só haverá uma queda efetiva e mais acentuada para os consumidores e empresas em um ambiente de redução da inadimplência e uma melhora do quadro de desemprego, que reduz o risco. Diante disto, as taxas de juros ficarão por um tempo em patamares elevados.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia.