24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Taxa de ocupação hoteleira pode chegar a 100% no Réveillon

Em novembro, início da alta temporada, a média de ocupação nos hotéis chegou a 76%, um aumento de 7,19% em relação a 2016

A capital alagoana está repleta de turistas. A taxa de ocupação hoteleira para o período no estado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH), chega a 92%.

Em Maceió, a previsão da ABIH é de que essa porcentagem possa chegar a 100% na véspera de ano novo, um aumento de 15% se comparada à taxa de ocupação registrada no mesmo período em 2016.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), houve uma melhora significativa nos indicadores do setor a partir de setembro, quando a taxa de ocupação subiu 4,69%. Em novembro, início da alta temporada, a média de ocupação nos hotéis chegou a 76%, um aumento de 7,19% em relação ao mesmo mês no ano anterior.

Aeroporto

De acordo com os indicadores da Semtur, o mês de setembro obteve a maior variação de crescimento de 2017, com 13,18%. Os números revelam que mais de 171 mil pessoas aportaram em solo maceioense no último mês de novembro, o que significou um aumento de 8,71% na movimentação de passageiros no aeroporto em relação ao ano passado.

Nos voos domésticos desse período, houve um crescimento de 8,52%, enquanto que nos voos internacionais, a variação foi de 159,79%. A maioria dos turistas estrangeiros que vêm a Maceió é da América Latina, principalmente da Argentina.

As análises e estatísticas são realizadas pelo Observatório do Turismo da Semtur e levam em conta dados repassados pela ABIH e pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares.