19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Temer encontra com Segovia na semana de depoimentos na PF

Presidência informou que falou apenas sobre segurança; Prazo para devolver questionários é até esta sexta-feira

Nesta segunda-feira (15), na semana em que precisa entregar à Polícia Federal respostas de 50 questionamentos sobre suposto recebimento de propina, o presidente Michel Temer (PMDB) reuniu-se com o diretor-geral da corporação, Fernando Segovia, no Palácio do Planalto.

Também participou do encontro o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e eventual substituto do ministro da pasta – Eliseu Padilha –, Gustavo do Vale Rocha. A Presidência informou que os temas tratados foram referentes à segurança pública e à segurança nas fronteiras.

Até sexta-feira (19), Michel Temer tem de devolver o questionário enviado pela PF pertencente a um inquérito que investiga se o presidente recebeu propinas de empresas do ramo de portos em troca de benefícios a elas em decreto editado no primeiro semestre do ano passado, em especial o grupo Rodrimar, com atuação no Porto de Santos. O texto aumentou as concessões do setor de 25 para 35 anos, prorrogáveis até 70 anos.

Também são investigados o ex-assessor especial do presidente e ex-deputado federal, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) – flagrado correndo com uma mala contendo R$ 500 mil em São Paulo –, o dono da Rodrimar, Antônio Celso Grecco, e um diretor do grupo, Ricardo Conrado Mesquita.