21 de novembro de 2016 • 12:28 pm

Blogs » Marcelo Firmino

Uber em Maceió já tem mais de 200 operadores e tende a crescer mais

A multinacional Uber já representa US$ 50 bilhões no mercado internacional

Por: Marcelo Firmino
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Não há como retroceder. O transporte Uber é uma realidade no País e, pelo que se percebe, veio para ficar. O chamado serviço de “carona remunerada” sofreu resistência na maior parte do mundo onde se instalou oferecendo mais condições de mobilidade aos cidadãos. Hoje existe em quase todas as capitais brasileiras, apesar de toda reação dos taxistas, ações na justiça e leis que envolvem a concessão dos transportes de passageiros.

Uber: um novo sistema de mobilidade.

Uber: um novo sistema de mobilidade.

O aplicativo foi criado em 2010 nos Estados Unidos. Enfrentou resistência na Bélgica,  Espanha e  Holanda, por exemplo, e por lá foi considerado ilegal. No Reino Unido, mesmo sob protestos, a decisão foi favorável. Houve problemas na França e até prisões foram feitas de executivos da Uber por conta da sonegação de impostos.

Em Maceió, o Uber já está operando há pouco mais de dois meses e o serviço já é considerado diferenciado pelos usuários, em relação aos táxis. A tendência é se fortalecer, considerando que a  A 16ª Promotoria de Justiça da Capital  arguiu a inconstitucionalidade da lei aprovada na Câmara Municipal (nº 6.552/201)  que dispõe sobre a proibição do uso de carros particulares cadastrados por meio de aplicativos para transporte remunerado individual de pessoas na capital.

Obviamente que será uma polêmica a mais nessa história, uma vez que vai depender de uma ampla discussão jurídica própria para os mestres do Direito. Enquanto isso, o serviço vai sendo prestado. Os proprietários de veículos – hoje são mais de 200 cadastrados na Uber Maceió – vão operando e se inserindo em um mercado que parece sem volta pelo poderio econômico que hoje representa. Cada um dos proprietários que atuam na Uber. em Maceió, pagam a ela 25% do que faturam a cada semana.

As informações são de que em 2014 a empresa americana Uber  foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, graças ao faturamento que teve. Pelos investimentos que fez em 2015 passou a representar  US$ 51 bilhões no mercado internacional.

O que é o Uber – O conceito mais com um do Uber, divulgado na internet é de um aplicativo “que permite a qualquer pessoa, com um smartphone, chamar um carro com motorista, como se fosse um táxi. Em poucos minutos o veículo de boa qualidade, chega ao local definido com um motorista educado para o levar ao seu destino”. Quem administra  é uma empresa norte-americana, do mesm o nome, prestadora de serviços eletrónicos na área do transporte privado urbano e baseada em tecnologia em rede. O aplicativo  que oferece um serviço semelhante ao  táxi, mas con diferenciais que envolvem serviços com mais comodidade e  conforto.

 

Deixe o seu comentário