30 de Março de 2016 • 12:25 pm

Saúde

Ufal pesquisa hábito de sono de adolescentes

A pesquisa é promovida pelo Laboratório de Eletrofisiologia e Metabolismo Celular

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O hábito de dormir tarde é cada vez mais comum entre os adolescentes. A maioria perde horas de sono navegando em sites, jogos virtuais e redes de relacionamento. Atenta a essa rotina da juventude, a pesquisadora e doutora na área de Psicobiologia, Luciane de Souza, está promovendo mais uma pesquisa sobre o sono. Desta vez, ela, que já avaliou o sono de adultos jovens (de 20 a 39 anos) e de meia idade (de 40 a 59), quer estudar os hábitos de repouso dos adolescentes de 14 a 19 anos.

Sono em pesquisa

Sono em pesquisa

“Iremos avaliar a qualidade do sono dos adolescentes em Maceió por meio de escalas subjetivas, pois usaremos apenas questionários. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Ufal e já temos as autorizações para ir às escolas. O estudo vai acontecer durante todo o ano de 2016”, esclareceu Souza.

Os jovens podem contribuir com a coleta de dados, preenchendo o questionário disponível aqui. “É muito simples: é só acessar a página, baixar os questionários, responder e nos enviar por e-mail”, garante a pesquisadora. Lembrando que apenas adolescentes entre 14 e 19 anos podem participar.

“Iremos nas escolas para coletar os dados pessoalmente, além de sortear alunos interessados em fazer os testes de memória. Já tenho a autorização para fazer nas escolas públicas e estou indo às unidades particulares para solicitar a autorização”, disse Souza.

A pesquisa é promovida pelo Laboratório de Eletrofisiologia e Metabolismo Celular, coordenado pela professora Adriana Ximenes, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas.

Mais informações pelo e-mail pesquisa.do.sono@gmail.com ou pelo telefone/WhatsApp (82) 98115-6444.

Deixe o seu comentário