11 de Março de 2016 • 7:22 am

Política » Segurança

Novo secretário de Segurança só deve ser anunciado na próxima semana

Governador Renan Filho quer um novo líder para levar adiante a estratégia montada por Alfredo Gaspar, e diz que ele é fundamental na escolha

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Os nomes estão na mesa, as discussões estão em andamento, mas o novo secretário de Segurança Pública de Alagoas só deve ser anunciado na próxima semana. Em entrevista à TV Gazeta, na manhã desta sexta-feira, o governador Renan Filho deixou claro que a escolha está sendo feita com participação efetiva do secretário que sai, Alfredo Gaspar de Mendonça.

Ele não citou nomes, mas deixou algumas dicas: será um alagoano, alguém com capacidade de aglutinar as forças policiais do Estado, e com um perfil de liderança que se aproxime do jeito Gaspar de ser e agir – preferencialmente que já esteja integrado à estratégia montada por ele na pasta de Segurança.

Segundo o governador, a diferença, agora, para o momento em que ele nomeou Alfredo Gaspar para o cargo, é que naquela ocasião, com os índices de violência batendo todos os recordes, era difícil encontrar alguém com disposição para aceitar o cargo. Agora, segundo ele, essa dificuldade já não parece ser o maior problema da escolha.

Renan destacou o trabalho de Gaspar, com alguns números. Disse, por exemplo, que há 1 ano e meio, Alagoas registrava uma média superior a 85 homicídios por mês. Hoje a média é de 30/mês. Nesse tempo, Maceió saiu da posição de 6ª capital mais violenta do mundo, para a 18ª posição.

Falou também da possibilidade de ampliar o efetivo policial do Estado, com algumas estratégias que estão em estudo, como o aproveitamento de policiais, por mais algum tempo, após a aposentadoria, com algum tipo de incentivo de permanência, e até a realização de concurso público, provavelmente ainda este ano.

Deixe o seu comentário