19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Unidades de Saúde são notificadas devido falta de projeto contra incêndio

Idealizada pelo Ministério Público Estadual, operação faz parte da 3ª Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco

IMG-20150518-WA0010
Foram encontrados extintores empoeirados jogados em um galpão. (Foto: Ascom/Crea)

As unidades de saúde Mista e Familiar João Antônio dos Santos, localizadas no município de Pão de Açúcar-AL, foram notificadas pelo Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), por não possuírem projetos contra incêndio e pânico. Durante a visita, idealizada pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), na 3ª Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), os fiscais do conselho ainda encontraram extintores empoeirados e jogados em um galpão.

Segundo o fiscal do Crea, Cristiano Ricardo, as unidades autuadas terão que contratar um profissional, formando em segurança do trabalho, para construir esse projeto e regulamentar a situação dos prédios. “Ambos os prédios estavam sem o projeto preventivo. Uma situação preocupante, pois caso acontecesse algum incêndio, nenhuma orientação teria para as pessoas. Só o corre-corre mesmo para salvar”, disse o fiscal.

Ainda segundo Cristiano, a fiscalização não se limita a apenas a isso. “Locais que não possuam projeto contra incêndio e pânico; coleta de lixo correta; recarga de extintores; manutenção dos condicionadores de ar e a instalação de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) serão notificadas”, falou.

Com o apoio de 22 órgãos de fiscalização, o MPE/AL repete o projeto executado desde 2014. O objetivo do trabalho é diagnosticar os danos ambientais em municípios dependentes do “Velho Chico” e adotar medidas de prevenção ao meio ambiente.