31 de agosto de 2015 • 10:45 am

Cotidiano

Urologista alerta em palestra como prevenir o câncer de pênis

Levantamentos apontam que a cada 13 dias um pênis é amputado no Brasil.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Mario Ronalsa, médico

Mario Ronalsa, médico

Responda rápido: quantas vezes por semana você lava seu pênis? Se falou todos os dias, então você e o seu companheiro estão livres das estatísticas da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Alguns levantamentos apontam que a cada 13 dias um pênis é amputado no Brasil.

“Para evitar o câncer de pênis é simples: basta lavá-lo com água e sabão”, orienta o urologista Mário Ronalsa, que ministrará um bate-papo sobre o tema junto a colaboradores da Santa Casa de Maceió.

O encontro acontece durante esta  segunda, 31, no auditório do centro de estudos da instituição.

Segundo ele, um dos principais problemas deste tipo de neoplasia é a fimose – doença que impede que a glande do pênis seja exteriorizada e possa ser limpa corretamente.

Conforme explica o próprio Mário Ronalsa, nesta intervenção cirúrgica é retirado o couro (prepúcio) que cobre a glande. A anestesia é local e o procedimento não dura mais que 30 minutos, sendo o paciente liberado em seguida.

“Quando o prepúcio está fechado forma-se um esmegma (sebo) potencialmente cancerígeno, daí a importância em se tratar o problema ainda na infância”, complementou.

Deixe o seu comentário