7 de junho de 2017 • 10:58 pm

Saúde

Vacina contra gripe vai continuar restrita a grupos específicos

A campanha nacional de imunização segue até a próxima sexta-feira (9)

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

(*)  Keila Wanderley – Estagiária

A campanha nacional de vacinação contra gripe segue até a próxima sexta-feira (9). E apesar de não ter atingido a meta, em alagoas a imunização mantêm-se restrita aos grupos específicos que constituem o público alvo.

Essa decisão foi acertada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL).

Foto: Marco Antônio – Secom Maceió

Em Maceió, 148.248 pessoas foram vacinadas. Esse número corresponde a 76,91% do público alvo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera alcançar a meta de 90% até o final da campanha, que teve início no dia 17 de abril.

De acordo com a gerente de vigilância das doenças transmissíveis da Sesau, Daniele Castanha, a decisão de manter a vacinação apenas para o público alvo se deu porque alguns municípios atingiram a meta e o Ministério da Saúde não garantiu novas doses, nem insumos.

“Até o final dessa semana, a campanha continuará destinada ao público alvo. O Ministério não enviará novas doses e como tivemos o problema das enchentes, mais pessoas precisaram ser vacinadas. Após o término da campanha, realizaremos uma avaliação para decidir se estenderemos a vacinação”, explicou.

A vacinação é destinada para idosos, gestantes, trabalhadores da área de saúde e professores, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e mulheres até 45 dias pós-parto.

Quem está dentro do público da campanha e ainda não se vacinou, pode se dirigir às unidades de saúde do município e aos postos volantes instalados nos shoppings Pátio (Benedito Bentes), Maceió (Mangabeira) e Parque (Cruz das Almas) e no supermercado Extra do Farol. Nesses postos o horário é das 15h às 21h.

A enfermeira do Programa de Imunização, Alana Albuquerque, explica que a vacina combate três tipos de gripes. “Essa vacina é contra a gripe de influenza A (H1N1 e H2N3) e influenza B. Além de prevenir, a dose evita as complicações da doença que pode levar ao internamento e até óbito”, informou.

Deixe o seu comentário