22 de Maio de 2017 • 7:08 pm

Saúde

Vacinação contra gripe influenza termina na sexta-feira

Secretaria de Saúde orienta população a procurar os postos de saude.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A vacinação em massa de crianças e idosos contra a gripe Influenza deverá ser encerrada na próxima sexta-feira, 26. A grie mata e este ano já foram registrados 37 casos em Alagoas.

vacinação contra H1N1..

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até a tarde desta segunda-feira, 22,  apenas 56% do público, que corresponde a 648.688 pessoas, havia procurado os postos para se imunizar.

Uma situação preocupante, segundo Claudeane Nascimento, assessora técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Alagoas, uma vez que ainda faltam se vacinar 36% do alvo para alcançar a meta mínima de 90%. E, como se não bastasse, o número de casos suspeitos da Influenza já chega a 37, só este ano.

Até o final desta semana, crianças entre seis meses a menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas, professores das redes pública e privada, população privada de liberdade, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas devem ser imunizados. Isso porque  a Influenza pode levar a óbito ou causar incapacitações, principalmente no público-alvo especificado pelo Ministério da Saúde (MS).

O governo recomenda que a  população alvo procure os postos de saúde que estão abastecidos com as doses da vacin, principalmente agora neste período que começ a chover forte no Estado. O virus se espalha mais rapidamente nesta época

Contraindicação – Praticamente não há contraindicação para a vacina. As únicas contraindicações para a aplicação da vacina contra a Influenza ocorrem quando a pessoa for alérgica a proteína do ovo ou quando estiver com algum sintoma de gripe, a exemplo da febre, tosse, dor e cabeça, muscular, nas articulações e na garganta.

Neste segundo caso, o aconselhável é que procurem os postos de vacinação somente quando estiverem se sentindo melhor para serem imunizados contra os outros vírus.

Para evitar a transmissão dos vírus da gripe, a população deve tomar alguns cuidados, como cobrir nariz e boca quando tossir e espirrar. Também é importante lavar as mãos várias vezes ao dia, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar os ambientes fechados e com aglomerações.

 

Deixe o seu comentário