28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Vai ter concurso: TJ finaliza termo de referência com oferta inicial de 120 vagas

Processo seletivo deve ser realizado este ano, para os cargos de técnico e analista judiciário e oficial de justiça

Foto Dicom TJ

Boa notícia. O Tribunal de Justiça de Alagoas finalizou o termo de referência do novo concurso para servidores do Poder Judiciário estadual. O documento foi apresentado nesta terça-feira (9), pelo diretor de Gestão de Pessoas do TJ/AL, Klístenes Silva Lessa Santos, aos membros da comissão criada pelo presidente do TJ, desembargador Otávio Praxedes, para estudar as bases do concurso.

O processo seletivo contemplará os cargos de técnico judiciário, analista judiciário (área de direito e de estatística) e oficial de justiça. O termo de referência traz a sugestão da oferta de 120 vagas, mas com possibilidade de uma quantidade maior, já que a carência é maior. Isso depende, ainda, de avaliação mais aprimorada junto ao financeiro do TJ, para ver até onde o orçamento comporta, segundo explicou Klístenes Lessa.

Ainda segundo o diretor, o conteúdo das provas será definido em conjunto com a empresa organizadora do certame. “O conteúdo específico será trabalhado na elaboração do edital e vai variar de acordo com o cargo, mas posso dizer que haverá ainda questões de português, raciocínio lógico, atualidades, noções de direito, legislação do Estado de Alagoas e Código de Organização Judiciária”.

Entretanto, a empresa organizadora, assim como a definição de todos os detalhes do concurso só poderão ser encaminhados após a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores do Judiciário, que está tramitando na Assembleia Legislativa. “O termo de referência foi feito com base nesse novo PCCR. Só depois de aprovado o plano é que vamos abrir para a escolha da organizadora”, destacou Klístenes.

De acordo com o presidente da comissão, desembargador Alcides Gusmão da Silva, a intenção é que o concurso ocorra ainda neste ano. “Dependemos da aprovação [na Assembleia] porque o concurso está sendo elaborado com base na estrutura que o Tribunal passará a ter com o novo plano”, afirmou o desembargador, ressaltando que a chegada dos novos servidores vai melhorar a prestação jurisdicional no Estado.

Também participaram da reunião o juiz Hélio Pinheiro, o diretor-geral do TJ/AL, Alexandre Sodré, e o servidor da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), Alexandre Caiado, além de Raquel Faião e Sandra Oliveira, ambas representando o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas (Serjal), e Cícero Filho, do Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus).