23 de dezembro de 2015 • 5:48 pm

Brasil

“Vai trabalhar vagabundo”, a resposta de Chico Buarque aos seus agressores

Um dos agressores é filho do empresário Álvaro Garnero, multimilionário brasileiro

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, uma das principais vozes do meio artístico contra a ditadura militar (1964-1985), deu uma reposta musical ao grupo de jovens que, na madrugada de segunda (21) para terça-feira, abordaram-no com xingamentos e provocações devido à identificação do cantor com o PT e os ideais de esquerda. No episódio, em uma rua do Leblon, bairro badalado do Rio de Janeiro, Chico ouviu gritos de “PT é bandido!” e “Vai morar em Paris!” – e, acompanhado por amigos como o cineasta Cacá Diegues, tentou conversar com os desafetos, sorridentemente, lançando mão de ironias e sem alterar a voz (veja no vídeo abaixo).

No “recado” que escolheu para se manifestar publicamente sobre o ocorrido – que despertou imediata reação nas redes sociais, majoritariamente de repúdio à postura dos jovens –, Chico postou vídeos do Youtube, em seu perfil no Facebook, com músicas de sua autoria, ou por ele interpretadas. Em uma delas, o recado é claro: “Vai trabalhar, vagabundo”, sambinha acelerado ao violão gravado em 1976.

No vídeo, de 2 minutos e 33 segundos, Chico procura o diálogo e é apoiado por amigos com quem jantou naquela noite. Ri, lança-se à argumentação, mas só ouve impropérios do outro lado. “Acho que o PT é bandido!” e “Apoiar o PT morando em Paris é fácil” são os exemplos da contra-argumentação. “Acho que o PSDB é bandido… E agora?”, insiste o artista, que ainda aconselha o interlocutor “a se informar mais, porque com base na revista Veja você não vai chegar muito longe”.

Um dos jovens que abordaram Chico Buarque foi o filho de Alvaro Garnero, conhecido empresário multimilionário que atua em diversos setores. Conhecido como “Alvarinho”, ele estava acompanhado pelo auto-intitulado rapper Tulio Dek (“Dá um Google que você vai ver quem eu sou”, diz o rapaz, ao ser perguntado por Chico quem era o interlocutor). Tulio também é conhecido por ter namorado a atriz Cléo Pires.

 

1 Comentário

  1. Vagabundo é ele.

    Adriel Batista Correia de Melo

Deixe o seu comentário