18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Vazão do São Francisco atinge o menor patamar histórico

Abaixo de 600 metros cúbicos por segundo, nível estabelecido pelo Ibama para que haja equilíbrio é de 1650 m³/s

A viagem pelas águas do São Francisco, “Na Rota dos 200 Anos”, teve início na manhã desta quinta-feira (14) no município de Piranhas. À margem do “Rio da Integração Nacional”, o governador Renan Filho (PMDB) afirmou que é necessário um esforço conjunto no sentido de revitalizar o Velho Chico.

Rota 200 Anos. Foto: Marcio Ferreira

Ele alertou que a vazão do Rio encontra-se em seu menor patamar histórico, abaixo de 600 metros cúbicos por segundo. O nível estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que haja equilíbrio é de 1650 metros cúbicos por segundo.

Na programação do Bicentenário será promovido em Penedo, na sexta-feira (15), um ato em defesa do São Francisco.

O encontro acontece na Casa de Aposentadoria, a partir das 10h30, e reunirá os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; de Sergipe, Jackson Barreto; e da Bahia, Rui Costa.

Importância do Rio São Francisco

O deputado estadual Inácio Loyola, que participa da viagem pelo São Francisco, classifica a situação de degradação do Velho Chico como o maior problema ambiental, social e econômico a ser resolvido no País.

O São Francisco é responsável por 95% da geração de energia da Chesf, por 75% do potencial hídrico do Nordeste, por 300 mil hectares de projetos de irrigação ao longo de sua bacia hidrográfica. É responsável pelo abastecimento de água de várias e várias cidades de Minas Gerais, Bahia, de Pernambuco, Sergipe e Alagoas e responsável pelo turismo, pelo escoamento da produção. “Deixando de existir o São Francisco, deixa de existir o Nordeste”, avaliou Loyola.

Na Rota dos 200 Anos

A viagem pelo São Francisco acontece por meio de catamarãs e percorrerá cerca de 140 quilômetros até Piaçabuçu. Acompanham a caravana secretários estaduais, prefeitos das cidades ribeirinhas, representantes da sociedade civil organizada, dentre outras autoridades.

“É uma satisfação muito grande receber o governador e toda a sua comitiva. Piranhas faz parte desses 200 anos de Alagoas, com suas belezas naturais, sua história e o Rio São Francisco, que precisa ser preservado e revitalizado”, disse a prefeita de Piranhas, Maristela Sena.