4 de junho de 2015 • 11:06 am

Entretenimento

Xoteando Chico Doido: versos sem pudores ao ritmo compassado do xote

A poesia de Chico Doido de Caicó aliada ao xote nordestino de Jâneo Amorim vão esquentar a tarde de sábado, dia de Santo Antônio, no Sesc Centro

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

1Próximo sábado, 13 de junho, dia de Santo Antônio, o Instituto Lumeeiro e o Sesc apresentam o recital Xoteando Chico Doido. Ao estilo mais quente e arrochado dos festejos juninos, Ricardo Cabús usa toda sua irreverência para dar voz aos versos sem pudores de Chico Doido de Caicó.

E para acompanhar os versos do poeta potiguar, a música não poderia ser mais versátil. Jâneo Amorim dedilha em sua sanfona clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Gilberto Gil, no ritmo compassado do xote, que convida à dança. O recital destaca o Nordeste em versos e notas, ressaltando, estimulando e aproximando o público a conhecer e reconhecer as riquezas de sua própria cultura.

Jâneo Amorim

Jâneo Amorim

Nascido no interior do Rio Grande do Norte, Chico Doido buscou nas peculiaridades do sertão brasileiro a inspiração para rimas ousadas e vocabulário desmedido. Surgida da cultura popular e escrita para ela, a sua poesia prefere a palavra em sentido claro, direto e objetivo, sem ambiguidades, podendo fazer corar os desavisados.

O recital acontecerá a partir das 17h, no Teatro Jofre Soares, localizado no Sesc Centro, e tem entrada gratuita, sem distribuição prévia de ingressos. Aqueles que possuem a carteira de Amigo do Papel no Varal podem fazer reservas de até 02 (dois) lugares, enviando um email, com nome completo e número da carteira, para o endereço reservas@lumeeiro.org.

A reserva dos lugares estará garantida até 10 (dez) minutos antes do horário marcado para o início do recital.

Quem estará presente:

Ricardo Cabús

Ricardo Cabus

Ricardo Cabus

Poeta, engenheiro civil, tradutor, cientista, compositor e produtor cultural. O primeiro programa criado por ele voltado à poesia foi o Minuto de Poesia, depois foi a vez do Papel no Varal. Ao perceber que poderia disseminar a cultura através de projetos como esses, que possuem grande alcance e aceitação de público, fundou o Instituto Lumeeiro, do qual é o atual presidente.

Jâneo Amorim

É professor de música, produtor e arranjador musical, graduado em Música pela Universidade Federal de Alagoas. Foi professor do “Curso de Extensão em Música” da UFAL, do Curso Preparatório para Vestibular na Área de Música 2007 e do curso de Tecnologia Musical no SESC Alagoas. Produziu arranjos, gravações, mixagem e masterização do CD Histórias para Ouvir e Cantar do selo Passarada.

Serviço

Recital Literário no Sesc: Xoteando Chico Doido

Data: 13 de junho de 2015

Horário: 17h

Local: Teatro Jofre Soares – Sesc Centro

Entrada Gratuita (sem distribuição prévia de ingressos)

Reservas para Amigo do Papel no Varal através do e-mail: reservas@lumeeiro.org

Apresentação e Curadoria: Ricardo Cabús

Participação musical: Jâneo Amorim

Classificação etária: 14 anos

Promoção: Instituto Lumeeiro e Sesc

Informações: (82) 8135-5920 / (82) 8135-5990

Deixe o seu comentário