7 de fevereiro de 2017 • 12:30 am

Blogs » Fátima Almeida

Zona Azul X Flanelinhas. Áreas da Jatiúca e adjacências serão tabeladas

A partir do dia 20 de fevereiro o bairro da Jatiúca será o primeiro, fora do Centro, a ter a chamada Zona Azul.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

 

20170206_093750

Secom Maceió

Alvo de críticas por parte da população, os espaços urbanos para estacionar em ruas dos bairros de Jatiúca e adjacências vinham sendo controlados por “flanelinhas”.  A partir do dia 20 de fevereiro o bairro será o primeiro, fora do Centro, a ter a chamada Zona Azul.

A primeira fase – a educativa – já começou. Equipes da SMTT distribuem panfletos com explicações sobre horários de funcionamento, rotatividade e pagamentos para estacionar em áreas públicas pré-definidas, começando pelo entorno dos edifícios Harmony Center e Le Monde, na Jatiúca.

Outras áreas virão; estendendo-se às regiões de Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá, totalizando 2.657 vagas, que na verdade já existem. Posteriormente, entram na lista outros bairros de Maceió como Farol, Pinheiro, Gruta e Centro .

A medida, além de disciplinar o uso das vias e espaços públicos em áreas de grande fluxo e comércio amplo, evita a exploração desses espaços em benefício de terceiros. É o que tem dito o superintendente da SMTT, Antonio Moura.

O horário definido pela SMTT para a Zona Azul da Jatiúca – a primeira a entrar em funcionamento, fora do circuito do Centro – é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 14h. E vem com uma novidade – de poder ser paga a um toque dos dedos, no aplicativo Zona Azul Maceió, disponível nas plataformas Android e iOS.

A desvantagem pode estar no preço embora a possibilidade do pagamento fracionado dos minutos excedentes, calculados e debitados pelo aplicativo, de acordo com o tempo de permanência. A compra mínima é de 1h de estacionamento, que custa R$ 2,50.

Mas, peraê! Se o usuário passar 4 horas, pagará R$ 10,00, certo?

Pode até estar certo, mas nesse caso, que é um valor alto, é! Mais do que o valor pago em estacionamentos particulares, que já não são baratos, no Centro.

Mas, por enquanto é esperar. Deixa o povo falar…

Deixe o seu comentário