19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Sesi Inspira encerra atividades de 2019 com resultados expressivos

Como o nome já diz, trata-se de uma iniciativa inspiradora, que já tem resultados para mostrar, ou seja, vidas que foram transformadas durante seis meses de atividade.

Pais, alunos e voluntários confraternizaram na Vila Olímpica do Sesi

Sorrisos, satisfação e muita alegria. Assim foi o encerramento das atividades do Sesi Inspira em 2019, com uma grande confraternização entre pais, alunos e voluntários, na Vila Olímpica Albano Franco, na manhã desta quinta-fera, 12. O programa leva ações nas áreas de cidadania, educação e saúde à comunidade do entorno da unidade do Sesi localizada no bairro da Cambona, em Maceió.

Como o nome já diz, trata-se de uma iniciativa inspiradora, que já tem resultados para mostrar, ou seja, vidas que foram transformadas. O testemunho de Cícero da Silva, pai do Emerson Vinícius, de 10 anos, é uma prova disso. De acordo com ele, a saúde do menino “melhorou 90%” graças às atividades esportivas que são oferecidas duas vezes por semana, na Vila Olímpica.

“Emerson era um menino que só ficava no sofá, até para se locomover ele cansava rápido e, depois do Inspira, ele está se locomovendo melhor, correndo melhor, fazendo atividades melhor, brincando mais com os colegas na rua”, relatou.

Dona Maria Teresa, avó da Fernanda Larissa, de 9 anos, chorou. De alegria. A neta dela mudou a personalidade para melhor depois que entrou no Sesi Inspira. “Ela não gostava de brincar, não interagia com outras crianças e, depois que ela participou do Inspira, ela se desenvolveu muito”, afirma.

Qual a diferença? “Agora ela gosta de brincar, de correr, de bola, nada disso ela gostava. Ela ficava acanhada. A professora [da escola] disse assim: a Fernanda está mais evoluída nas brincadeiras e eu digo: é porque ela está no Inspira, do Sesi. Então, eu me sinto muito bem porque ela está aqui”, conta.

É uma semente que foi plantada, regada e que frutifica, ressalta Sarah Lessa, da Área de Desenvolvimento Socioambiental do Sistema Fiea, que coordena o Sesi Inspira. “Nosso programa, em seis meses, já teve bastante resultado. Evolução, não só na parte de alfabetização das crianças, como também no comportamento, melhoria dentro de casa, higiene, entre outras ações que a gente vem desenvolvendo”, orgulha-se.

Por meio do programa, os jovens têm aulas de leitura, Língua Portuguesa e Robótica. Duas vezes na semana, eles praticam esportes. O Sesi Inspira oferece, ainda, palestras, educação alimentar, mini-cursos, acompanhamento psicossocial e avaliação antropométrica. Os pais também são envolvidos em algumas atividades.

A estudante Widymilla Kauana, de 13 anos, gosta muito de participar das atividades. “Tudo é bom aqui. Tudo que eu estou fazendo mudou a minha vida: esporte, português, informática…”, diz. O programa será retomado em fevereiro de 2020.