19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Acima dos 20°C: Antártida registra temperatura recorde

Extremo norte do continente superou registrado anterior de 18,3°C

O cientista brasileiro Carlos Schaefer registrou um novo recorde de temperatura na Antártida, de 20,75 graus Celsius, rompendo pela primeira vez a barreira dos 20 graus no local. Schaefer fez as medições na Ilha Marambio (Seymour Island).

Ele disse que nunca foi visto na Antártida um registro desse. A temperatura registrada em 9 de fevereiro foi de 20,75º C, disse Schaefer, que esclareceu que o dado de pesquisa não parece antecipar mudanças climáticas.

“É apenas um sinal de que alguma coisa diferente está acontecendo nessa área”. Carlos Schaefer, cientista brasileiro.

Dias antes, na quinta-feira (6), a base de Marambio, administrada pela Argentina, já havia registrado temperatura recorde para a região, com 14,1°C, a mais alta para um mês de fevereiro desde 1971.

Naquele mesmo dia, a base científica Esperanza, também administrada pela Argentina e que fica no norte do continente, registrou outro recorde, o de maior temperatura da história da região, com 18,3°C, superando a medição mais alta anterior, de 17,5°C, em 24 de março de 2015.

Desde 2006, o aumento nas temperaturas devido à atividade humana causou a perda de 430 bilhões de toneladas de gelo na Antártida e também na Groenlândia. O derretimento das calotas polares promove a elevação do nível do mar, que põe em risco o futuro de zonas costeiras.