16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Adeal confirma foco de peste suína em Alagoas e animais serão sacrificados

Peste Suína Clássica é uma doença viral que acomete somente porcos e javalis e não é transmissível a humanos

Foto: ASCOM FPI

A ocorrência do foco de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Traipu, no Agreste alagoano, foi confirmada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Fiscais agropecuários foram acionadas e já estão atuando na região.

Medidas como a interdição da propriedade ou proibição do trânsito de suínos estão sendo tomadas pela Agência em busca da contenção e da eliminação da doença.

A Polícia Militar de Alagoas está acompanhando os técnicos da agência, por questões de segurança, mas não houve registros de resistência dos produtores, que estão contribuindo para a segurança do rebanho.

A vigilância epidemiológica no Estado está sendo intensificada e que apenas os animais diagnosticados com a peste suína serão sacrificados. A propriedade onde o foco foi encontrado deve ser descontaminada: em Traipu, a população suína conta com 935 animais.

Peste Suína

A Peste Suína Clássica é uma doença viral que acomete somente porcos e javalis e não é transmissível a humanos. Os animais acometidos têm febre, alta mortalidade em animais jovens, manchas hemorrágicas (avermelhadas) na pele do animal, incoordenação motora, conjuntivite, diarreia, dentre outros.

O controle e a erradicação da PSC tem importância para a economia local e nacional, pois gera prejuízos e restrições ao comércio desses animais e seus produtos.

Desde abril deste ano, uma portaria do governo de Alagoas proibiu a entrada de suínos e materiais genéticos de porcos no Estado oriundos das unidades da federação com foco de peste suína clássica. A medida visava justamente prevenir a introdução da doença no território alagoano.