28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Alagoas de luto outra vez: Morre José Marques de Melo, um dos maiores teóricos do jornalismo brasileiro

Um dos maiores teóricos da Comunicação no Brasil, deixa um legado de estudos e ensinamentos que engrandeceram o Jornalismo

Triste notícia nos chega neste final de tarde. Morreu em São Paulo, aos 75 anos de idade, o professor José Marques de Melo, alagoano com raízes em Palmeira dos Índios, onde nasceu, e em Santana do Ipanema, onde se criou e de onde ganhou o mundo para se tornar um dos maiores mestres da Comunicação no Brasil.

Deixa um legado importantíssimo em suas obras de estudos e pesquisas publicadas em inúmeros livros, cadernos e revistas científicas, que trouxeram contribuição imensurável para o desenvolvimento do ensino e da prática do jornalismo brasileiro.

Com ele, somam-se duas grandes perdas para Alagoas e para o Brasil, em menos de um mês. José Marques de Melo e Audálio Dantas, dois alagoanos, cada um na sua área de atuação – um na teoria outro na prática do bom jornalismo – são motivo de grande orgulho para todos nós.

Duas referências nacionais que muito contribuíram com a construção, o estudo e a democratização da comunicação, seja no campo da Academia, onde José Marques marcou seu nome na história da pesquisa e do ensino de Jornalismo; seja na prática das boas reportagens e na luta pela democracia pela liberdade de expressão e pelo direito à informação, onde Audálio se projetou nacionalmente.

O Brasil de luto, o Jornalismo de luto, a Academia de luto; Alagoas de luto, outra vez!