24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas tem 50 pontos atingidos por óleo em seu litoral

Destes, 17 estão sem manchas aparentes na última verificação.

 

Maragogi foi um dos municípios alagoanos atingidos pelas manchas de óleo

Após atualização do mapa que registra as áreas com locais atingidos por óleo no Nordeste brasileiro, nesta segunda (4), Alagoas Alagoas aparece com 50 pontos marcados. Destes, são três com manchas, 30 com vestígios esparsos e 17 sem manchas aparentes na última verificação.

As áreas consideradas com manchas têm mais de 10% de contaminação. Já os locais com vestígios esparsos mostram que o ponto tem até 10% da contaminação por petróleo cru. Já os lugares sem manchas querem dizer que a praia está limpa.

A última aparição de óleo no litoral alagoano ocorreu no domingo (3), na Praia de Japaratinga. Os mutirões realizados para a limpeza das localidades auxiliaram na limpeza de três pontos do litoral alagoano: Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, e nas praias de Coruripe e Feliz Deserto.

Nordeste

De acordo com o último quadro divulgado pelo Ibama, o Nordeste apresentou 342 áreas oleadas. As manchas, que passam de 10% de contaminação, estão em 21 locais do litoral da região. Já em 191 lugares há vestígios esparsos, enquanto em 130 o óleo não foi observado na última revisita.

O mapa também mostrou que 114 municípios dos nove estados já foram afetados. Neste momento, a Bahia tem o maior número de pontos registrados, com 111 lugares, sendo 15 com manchas que levam a mais de 10% de contaminação, 72 com contaminação inferior a 10%, e 24 locais limpos.