23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ao vivo, na CMPI das Fake News: Disposto a falar tudo, Alexandre Frota entrega milícia virtual do governo

Segundo deputado, há um grupo de trabalho dentro gabinete pessoal do presidente da República no Palácio do Planalto, pago com recursos públicos salariais para disseminar notícias falsas contra alvos políticos.

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) depõe, nesta quarta-feira 30, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga operações de disseminação de fake news nas redes sociais.

Segundo ele, há um grupo de trabalho dentro gabinete pessoal do presidente da República no Palácio do Planalto, pago com recursos públicos salariais para disseminar notícias falsas contra alvos políticos.

O parlamentar acusou os assessores Mateus Sales Gomes e Tercio Arnaud Tomaz comporem este grupo e acusou o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente, de comandar milícias digitais responsáveis por espalhar informações falsas na internet.

De acordo com o parlamentar, a equipe trabalhou com Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018 e foi convidada pelo presidente da República para Brasília após a vitória eleitoral. Frota teria encontrado o grupo em uma oportunidade em que almoçou com Bolsonaro em Brasília.

Curiosamente, o deputado usou um perfil fake de Olavo de Carvalho ao falar do ideólogo de Bolsonaro

Frota foi expulso do PSL em 13 de agosto, acusado de infidelidade partidária. A iniciativa partiu do próprio presidente da legenda, Luciano Bivar, após Frota fazer críticas públicas a Bolsonaro.