28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Após apelo em vídeo, Governo vai repatriar brasileiros em Wuhan

Um grupo de brasileiros na China apelou ao presidente Bolsonaro para retirada de cidadãos do país afetado pelo surto

Jair Bolsonaro falou sobre coronavirus ao lado dos ministros Nestor Araújo (Relações Exteriores) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde)

O Ministério das Relações Exteriores afirmou em nota que o governo está adotando todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus.

Segundo o ministério, todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil serão trazidos de volta.

Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a um período de quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.

Apelo em vídeo

Um grupo de brasileiros na China apelou ao governo de Jair Bolsonaro para a retirada de cidadãos do país afetado pelo surto do coronavírus.

Em carta-aberta, gravada em um vídeo publicado no YouTube na manhã deste domingo (2), eles lembram as operações de evacuação já feitas por diversos países e dizem estar dispostos a passar pelo período de quarentena fora do território brasileiro.

A carta-aberta é datada de 30 de janeiro, e todos os que assinam a carta são residentes. Alguns ainda estão em Wuhan, na província de Hubei, epicentro do surto, e outros já deixaram a região.

O grupo de brasileiros, que se reveza no vídeo lendo trechos da carta-aberta, lembra também da colaboração logística que o governo chinês tem oferecido a essas operações, já conduzidas por países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, entre outros.

O período de quarentena, uma vez fora do território chinês, tem sido de 14 dias, tempo considerado máximo para que sintomas possam se manifestar.

Como o País não tem uma lei de quarentena, o presidente Jair Bolsonaro também vai enviar ao Congresso uma Medida Provisória (MP) estabelecendo procedimentos de isolamento e medidas a serem adotadas em caso de epidemias.

O envio da MP ao Legislativo foi discutido neste domingo entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que esteve no Palácio da Alvorada. Maia endossou a medida.

Coronavírus: Movimentação no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos após chegada de voo chinês. Foto: Fepesil, Agência O Globo

Mortes

A primeira morte fora da China provocada pelo novo coronavírus foi confirmada nas Filipinas. O número de mortos na China chegou a 304 e 24 países registraram casos da doença. Estima-se que o novo coronavírus tenha contaminado mais de 14.000 pessoas em território chinês.