29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Arthur Lira diz que governo Bolsonaro tem articulação ‘nula’ no Congresso

Nenhum projeto entraria na pauta da Câmara sem apoio do Centrão – que sempre cobra bilhões em emendas

Um dos principais articuladores do centrão e da Câmara, o deputado alagoano Arthur Lira (PP-AL) afirmou em entrevista ao UOL que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) tem articulação “nula” dentro do Congresso e terá dificuldades para aprovar novas reformas, em 2020.

“Aparentemente, Bolsonaro quer acertar, o problema está na estrutura abaixo dele, que não está engrenada, a articulação, os ministérios. É difícil quando um governo não reúne com os líderes para conversar. Ignorar os partidos é um erro político de articulação.” Arthur Lira (PP-AL).

O deputado (que segundo a Veja acumulou fortuna com propinas) afirma que nenhum projeto entra na pauta da Câmara sem apoio do centrão, grupo informal composto por DEM, PP, PL, Republicanos, MDB, PSD e Solidariedade e responsável pela condução da reforma da Previdência.

Toma lá da cá

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na noite de terça (3), com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no Palácio da Alvorada. Os deputados cobram o pagamento de emendas parlamentares e a liberação de cargos prometidos em troca da aprovação da reforma da Previdência.

O próprio Arthur Lira teve que falar grosso e pressionar o governo a abrir os cofres da União e liberar R$ 2,26 bilhões, em novembro, para um incentivo maior em votações.

Foi o segundo maior repasse feito em um único mês desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu. Em julho, durante as discussões da reforma da Previdência, foram desembolsados R$ 3 bilhões.