20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Arthur Lira, líder do Centrão, indicou o novo presidente da Embratur

Empresário da banda de forró Brucelose, Gilson Machado Neto é o terceiro nome à frente do órgão em cinco meses

Gilson Machado Neto é uma indicação de Arthur Lira, do Centrão, para a Embratur

O empresário da banda de forró eletrônico Brucelose, Gilson Machado Neto, forte apoiador de Bolsonaro durante campanha eleitoral, é o novo presidente da Embratur. Indicado por Arthur Lira, líder do Centrão, Gilson Machado entra no lugar de Paulo Senise, que havia assumido o cargo há pouco mais de uma semana.

Dono de uma pousada em Alagoas, autuada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) exatamente por infringir regras de turismo sustentável, será principal nome do órgão responsável pela promoção do Brasil no exterior. O terceiro presidente em cinco meses e meio de governo Bolsonaro.

Sobrinho do ex-deputado federal Gilson Machado, que foi líder do Governo Collor, Neto é proprietário da Rádio Maragogi FM e criador de Gado Nelore e cavalos de raça no Tocantins, é hoje o maior produtor de coco entre litoral norte de Alagoas e litoral sul de Pernambuco.

Antes deste novo cargo, Gilson havia sido indicado para a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Vale mencionar ainda que Iran Normande, responsável por multar sua pousada em R$ 3.500 por descumprir as normas da área de proteção, foi exonerado no dia 31 de janeiro da chefia da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, em Alagoas.