12 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Blog

Articulação de Maia e partidos abalam planos de Bolsonaro e Arthur Lira

Governo e Centrão não esperavam a formação do bloco DEM, MDB e PSDB

Rodrigo Maia driblando Bolsonaro e Arthur Lira

As articulações nos bastidores políticos no Congresso Nacional isolaram o Centrão, bloco parlamentar comandado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), e abalaram os planos do presidente Jair Bolsonaro  de construir uma ampla base de apoio.

O Centrão se aproximou do governo prometendo facilitar a formação da base apoio ao presidente em troca de cargos e benesses que o poder sempre tem para oferecer.

Acontece que com a união do DEM, MDB e PSDB em um grupo político, além 8 outros grupos que se formaram no Legislativo, eles  enfraqueceram as pretensões do Centrão e do próprio presidente Jair Bolsonaro de um blocão a favor do governo.

Para agravar a situação esse primeiro grupo se uniu para defender a manutenção da Presidência da Câmara dos Deputados sob o controle do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Os partidos que defendem uma postura de independência do parlamento em relação ao Executivo, antecipam, desta forma a disputa da mesa diretora da Câmara, cuja eleição acontecerá em fevereiro do próximo ano.

 Enfim, se prevalecer a estratégia de Rodrigo Maia e seus aliados, a aproximação de Bolsonaro com o Centrão, fazendo a prática do toma lá da cá que antes condenava, poderá se constituir em tiro no próprio pé.
Até dezembro serão muitos os embates nesse campo. Mas, de imediato, governo e Centrão por essa não esperavam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.