18 de fevereiro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Baixo estoque de sangue no Hemoal pode levar ao cancelamento de cirurgias

Unidades em Maceió e Arapiraca dispõem de apenas 55% do percentual mínimo necessário

Trezentas e trinta bolsas de sangue. Esse é o número disponível no estoque do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para atender as transfusões das maternidades e dos hospitais alagoanos nesta terça-feira (17).

Número que, percentualmente, representa apenas 55% do limite mínimo necessário para atender às cirurgias de emergência e eletivas, que podem ser canceladas, caso o índice não aumente, uma vez que o ideal seriam pelo menos 600 bolsas armazenadas nas Unidades Maceió e Arapiraca.

E se o estoque já é considerado “crítico” para atender as solicitações de dias normais, segundo análise do Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal, a preocupação aumenta devido aos feriados de Natal e Réveillon, comemorados a partir da próxima semana.

Para se ter noção de como o estoque está deficitário, do total de bolsas de sangue armazenadas, apenas três são da tipagem O Negativo, considerado doador universal e que pode ser transfundido para qualquer paciente, no caso da falta de outra tipagem.

Diante desta situação, a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, faz um apelo à sensibilidade dos alagoanos que já são doadores de sangue habituais e àqueles que nunca se candidataram ao gesto que pode salvar até quatro vidas.

“Repetimos mais uma vez que o sangue não se fabrica artificialmente e, apesar de ser um medicamento, não se compra em farmácias. Por isso, apelamos à solidariedade do povo alagoano para que compareça às Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca antes do Natal e Réveillon”. Verônica Guedes, médica gerente do Hemoal.

Hemoal está com apenas 55% do estoque de sangue necessárioCarla Cleto

Onde doar

Em Maceió, os voluntários podem realizar suas doações de sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE).

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital Veredas (antigo Hospital do Açúcar), e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemoal Arapiraca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, no prédio do Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro.

Quem pode doar

Além de ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, o candidato à doação de sangue deve portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Há impedimento para as pessoas que tenham contraído hepatite, após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, as mulheres ficam impedidas durante três meses e os homens devem respeitar um prazo de dois meses

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.