30 de março de 2020Informação, independência e credibilidade
Política

Bispos chegam a Maceió e visitam os bairros do Pinheiro, Muntage e Bebedouro

Grupo está na capital alagoana para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020

Os bispos do Regional Nordeste II, que estão na capital alagoana para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade deste ano, visitaram na tarde desta quinta-feira (27) os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, explicou que foram os próprios bispos que pediram a visita. “Eles souberam do que está acontecendo e vieram conversar com as pessoas, e prestar solidariedade”, explicou.

O metropolita falou da presença da Igreja nessas comunidades. “As pessoas permanecem firmes e fortes em oração, e estamos dando toda assistência necessária”.

O grupo percorreu as ruas, conversaram com os moradores que ainda estão nos bairros, ouviram relatos, e algumas cenas chamaram a atenção, como explicou o presidente do Regional, o bispo de Garanhuns, cidade pernambucana, Dom Paulo Jackson.

“Em uma casa estava escrito ‘Aqui morou uma família’, em outra a palavra ‘Justiça’. Isso tocou meu coração. São pessoas que estão deixando suas vidas, seus sonhos, sem a perspectiva de um futuro”, explicou.

Ele explicou que o nosso olhar não seja apenas de solidariedade, mas também um olhar institucional. “A natureza cobra os anos de exploração indevida, que levaram a essa situação. E devemos estar atentos, enquanto pastores, para cobrar medidas e providências necessárias para essas famílias”.

A abertura da Campanha da Fraternidade

Os bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) se reunirão em Maceió para a abertura regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020. O evento, que ocorrerá na sexta (28) dentro das comemorações pelos 100 anos de criação da arquidiocese alagoana, marca o início oficial da CF também nos Estados da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Portanto, inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida.

Seguindo nessa linha, a abertura regional da CF será realizada a partir das 14h, no auditório do Colégio Santa Madalena Sofia, bairro do Farol, os bispos junto com outros representantes do clero e leigos conhecerão exemplos concretos de solidariedade promovidos pela Arquidiocese de Maceió.

Além do trabalho realizado pelos membros da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro do Pinheiro, com os moradores atingidos pelo problema no solo na região, também será apresentada a história da Federação Recriar, entidade que reúne as comunidades terapêuticas alagoanas responsáveis pela assistência a dependentes químicos desde o tratamento até a reinserção social.

Ainda no período da tarde, o professor doutor em filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Anderson de Alencar Menezes e o doutorando em psicologia, o psicólogo clínico Amilton Júnior Amaranto, debaterão em uma mesa-redonda o tema “Feridas que machucam e ameaçam a vida”.

Concluída a primeira parte da abertura regional da CF2020, bispos, padres, religiosos, diáconos e leigos seguirão, às 18h, em procissão até a Catedral Metropolitana de Maceió onde participarão da Santa Missa. A solenidade está marcada para às 19h.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.