19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro decide “implodir” o Inmetro e demite toda a diretoria

Decisão foi por conta da mudança de um tacógrafo analógico para digital

Autarquia federal responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição e unidades de medida, o Inmetro foi implodido neste sábado, 22, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Além de decidir “implodir” o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ele anunciou a também demissão de toda a diretoria do órgão.

Bolsonaro deu a declaração na porta de um supermercado no Guarujá (SP), para onde viajou a fim de passar o feriado de carnaval no Forte dos Andradas, base militar do Exército.

“Implodi o Inmetro. Implodi. Mandei todo mundo embora. Por quê? Há poucos meses assinaram portaria para trocar tacógrafos. Em vez de ser o normal que está aí, inventaram um digital. Ele é aferido de dois em dois anos. Passaram para um. Mandei acabar com isso aí”, declarou.

O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados sobre a condução dos veículos, como distância percorrida, velocidade desenvolvida e tempos de parada e direção.