19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Bolsonaro é denunciado por crime contra humanidade em tribunal internacional

Associação de juristas acredita que brasileiros se colocarão em risco se seguirem declarações de que Covid-19 não é perigosa

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado Tribunal Penal Internacional (TPI) pela prática de “crime contra a humanidade” por tomar “atitudes irresponsáveis que, por ação ou omissão, colocam a vida da população em risco” em meio à pandemia da Covid-19. A ação é da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

“Se o presidente relata que o Covid-19 não é perigoso, muitos brasileiros assim o entenderão, e colocar-se-ão em risco próprio, de seus familiares e de todas as pessoas com as quais tiverem contato. A tragédia pode ser incomensurável”. Trecho do documento da ABJD.

Segundo a ABJD, Bolsonaro está cometendo o crime de epidemia, previsto no art. 267, do Código Penal Brasileiro, e na Lei nº 8.072/1990, que dispõe sobre crimes hediondos e aponta ainda que ele despreza as maiores autoridades científicas que prescrevem uma estratégia de guerra para reduzir os efeitos da pandemia.

One Comment

  • Avatar mauro braga

    Não vamos esperar que este inominável ditador seja julgado pelos céus. Tirem-no agora do Poder, já chega de tantas irresponsabilidades e desmandos!!!!!

Comments are closed.