19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro: ‘Se puder, confino ambientalistas na Amazônia’

Declaração foi feira para defender a regulamentação da mineração e exploração de energia em terras indígenas

Ao defender a regulamentação da mineração e exploração de energia em terras indígenas, nesta quarta (5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que, se pudesse, “confinaria” os ambientalistas na Amazônia, já que “eles gostam tanto de meio ambiente”.

A declaração irônica ocorreu nesta tarde durante um evento de promoção dos 400 dias de governo, no Palácio do Planalto.

Bolsonaro comentava o projeto de lei que ele assinou e o governo enviará ao Congresso a fim de criar “condições específicas para a pesquisa e lavra de recursos minerais, inclusive a lavra garimpeira e petróleo e gás, e geração de energia hidrelétrica em terras indígenas”.

“Grande passo. Depende do Parlamento. Esse pessoal do meio ambiente, né… Se um dia eu puder, confino-os na Amazônia. Eles gostam tanto de meio ambiente”. Jair Bolsonaro, presidente.

Na visão do mandatário, se “confinados na Amazônia”, os ambientalistas “deixariam de atrapalhar” de dentro de “áreas urbanas”.

Na prática, Bolsonaro propõe alterar regras para permitir que áreas indígenas, hoje protegidas, passem a ser exploradas comercialmente em atividades como mineração, exploração de petróleo e gás natural e geração de energia hidrelétrica.

Em contrapartida, de acordo com que o projeto sugere, as comunidades indígenas receberiam uma compensação financeira (royalties) e “indenização pela restrição do usufruto dos indígenas sobre as suas terras”.