18 de janeiro de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Brasil sabota conferência do Clima na ONU e ministro Salles celebra com churrasco

Negociadores de diferentes países qualificaram atuação brasileira como uma ‘chantagem imatura’

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles na COP25, em Madri – Nacho Doce/REUTERS

A COP-25, conferência climática da ONU, terminou na madrugada de domingo (15) em Madri, sem alcançar seu principal objetivo: regulamentar o artigo 6 do Acordo de Paris, que trata sobre a criação de um mercado de carbono para incentivar ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O Brasil foi o principal bloqueador do consenso.

O principal fator foi a mudança de tática de negociação imposta pelo comando do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que dificultou as negociações, segundo observadores e também diplomatas de delegações de países desenvolvidos.

Chefe da delegação brasileira na COP, Salles usou as reuniões bilaterais com países desenvolvidos para pedir dinheiro ao Brasil, como contrapartida para desbloquear a negociação. Mensagens trocadas entre negociadores de diferentes países qualificaram a tática brasileira como uma ‘chantagem imatura’.

Se há alguma dúvida da maturidade do ministro do Meio Ambiente, ele compartilhou ironicamente uma foto de um churrasco e escreveu: “Para compensar nossas emissões, um almoço veggie!”.

Mais cedo, também no Twitter, o ministro havia dito que a COP25 “não deu em nada” e que “protecionismo e hipocrisia andaram de mãos dadas, o tempo todo” durante a conferência.

O post é acompanhado de um vídeo em que Salles afirma que, “apesar de todos os esforços do Brasil”, não foi possível chegar a um texto final que fosse consenso.

Curiosamente, o Brasil não exigiu a prisão ou um pedido de desculpas de Leonardo DiCaprio, acusado pelo presidente Jair Bolsonaro como um dos financiadores do incêndio na Amazônia. Claro, uma fake absurda.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.