4 de julho de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Brasil sabota conferência do Clima na ONU e ministro Salles celebra com churrasco

Negociadores de diferentes países qualificaram atuação brasileira como uma ‘chantagem imatura’

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles na COP25, em Madri – Nacho Doce/REUTERS

A COP-25, conferência climática da ONU, terminou na madrugada de domingo (15) em Madri, sem alcançar seu principal objetivo: regulamentar o artigo 6 do Acordo de Paris, que trata sobre a criação de um mercado de carbono para incentivar ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O Brasil foi o principal bloqueador do consenso.

O principal fator foi a mudança de tática de negociação imposta pelo comando do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que dificultou as negociações, segundo observadores e também diplomatas de delegações de países desenvolvidos.

Chefe da delegação brasileira na COP, Salles usou as reuniões bilaterais com países desenvolvidos para pedir dinheiro ao Brasil, como contrapartida para desbloquear a negociação. Mensagens trocadas entre negociadores de diferentes países qualificaram a tática brasileira como uma ‘chantagem imatura’.

Se há alguma dúvida da maturidade do ministro do Meio Ambiente, ele compartilhou ironicamente uma foto de um churrasco e escreveu: “Para compensar nossas emissões, um almoço veggie!”.

Mais cedo, também no Twitter, o ministro havia dito que a COP25 “não deu em nada” e que “protecionismo e hipocrisia andaram de mãos dadas, o tempo todo” durante a conferência.

O post é acompanhado de um vídeo em que Salles afirma que, “apesar de todos os esforços do Brasil”, não foi possível chegar a um texto final que fosse consenso.

Curiosamente, o Brasil não exigiu a prisão ou um pedido de desculpas de Leonardo DiCaprio, acusado pelo presidente Jair Bolsonaro como um dos financiadores do incêndio na Amazônia. Claro, uma fake absurda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.