19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Brasil tem 231 cidades com mais eleitores do que habitantes

Por Wagner Melo, jornalista

Estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que, em 231 cidades do Brasil, o número de eleitores é maior do que o de habitantes. No Nordeste, são 52 nesta situação. Rio Grande do Norte (16) e Paraíba (12) lideram na região. Em Alagoas, apenas um município entra nessa estatística, a CNM não diz qual.

Entre as cidades nordestinas, a maior diferença entre o número de eleitores e de moradores ocorre em Cumaru (PE) – são 3.396 votantes a mais do que habitantes. Em Severiano Melo (RN), a diferença é de 2.999.

No Brasil, 75 municípios com este perfil são de Minas Gerais, 29 de São Paulo e 20 de Santa Catarina. Os números foram obtidos a partir do cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eles causam estranheza, porém, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, têm uma explicação:

“Se por um lado isso pode ser explicado pela mobilidade das pessoas que mudam o domicílio eleitoral para suas cidades de origem ou para cidades litorâneas, podemos também alertar para uma reclamação constante dos gestores municipais – a de que as suas respectivas populações estão subestimadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”, dispara.

Já o TSE faz a distinção entre o domicílio civil, no qual o cidadão fixa sua residência de forma definitiva, e o domicílio eleitoral, “abarcando a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais”.

São explicações plausíveis, porém, entre a choradeira dos prefeitos e a desconfiança da população na classe política, é sempre bom manter o olho aberto.