7 de julho de 2020Informação, independência e credibilidade
Mundo

Calendário maia prevê o fim do mundo no próximo domingo e ganha redes sociais

A teoria foi difundida pela versão norte-americana do tabloide britânico The Sun.

2020 é o novo 2012. Pelo menos para aqueles que acreditam em uma teoria da conspiração que circula no Twitter. Segundo ela, há um erro de leitura no calendário Maia, e o fim do mundo, antes previsto para 21 de dezembro de 2012, ocorrerá na verdade em 21 de junho deste ano (ou seja, no próximo domingo).
A teoria foi difundida pela versão norte-americana do tabloide britânico The Sun. De acordo com a publicação, um suposto cientista chamado Paolo Tagaloguin publicou no Twitter que “seguindo o calendário Juliano, nós, tecnicamente, estamos em 2012”.
“O número de dias perdidos por ano por causa da mudança para o calendário Gregoriano (o que usamos hoje) é de 11 dias. Usando o calendário Gregoriano por 268 anos (1752-2020) vezes 11 dias = 2.948 dias; 2948 dias/365 dias (por ano) = 8 anos”, dizia a publicação atribuída a Tagaloguin.
A publicação e a própria conta atribuída ao suposto cientistas foram apagadas. Também não há embasamento algum para a afirmação. A mudança para o calendário Gregoriano resultou, sim, na perda de 11 dias. Mas isso aconteceu apenas uma vez, e não todos os anos.
Além disso, o novo calendário foi instituído em 1582, e não em 1752, como sugere a publicação. Em 2016, o Google inclusive prestou uma homenagem ao 434º aniversário da nova contagem. Ou seja, caso houvesse mesmo a perda de 11 dias por ano, estaríamos 13 anos “atrasados”, e não 8.
Cabe lembrar ainda que, segundo historiadores, a data de 21 de dezembro de 2012 — aquela mesmo em que o mundo não acabou — representava uma mudança de ciclo no calendário Maia, e não necessariamente o apocalipse.
Os fatos, porém, pouco importaram para os internautas que, é óbvio, fizeram diversas brincadeiras com a teoria:

 

cheirinho@LittleBabyGreen

 

 

matheus@maatheusmv
20 pessoas estão falando sobre isso

 

 

Arthurˢᶠᶜ || Revendo Neon Genesis Evangelion@Todoroki_SFC
(Com Correio Braziliense)

7 Comments

  • Avatar Marco ferreira

    Que poder acabar com mundo criador Deus ele sim que poder acabar com tudo não e uma raça de povo sem cresar

  • Avatar MARCELO thee

    BA the não tô preparado pro fim do mundo tenho q fazer um costelão 12 horas domingo e botar a cerveja gelar sábado a noite Domingo de manhã tenho q fazer chimarrão fim do mundo vai atrapalhar a correria the será q não pode acabar segunda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.